Projeto do Plano Municipal LGBTQI+ é apresentado em audiência pública

Projeto do Plano Municipal LGBTQI+ é apresentado em audiência pública

Duany Quidá 12 de março de 2020

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas/Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBTQ+, realizou na quarta-feira, 11 de março, audiência pública para leitura do projeto do Plano Municipal LGBTQI+. O evento teve como intuito apresentar o Plano para a comunidade LGBTQI+ e sociedade em geral, de forma que todos pudessem entender. O projeto vai ser encaminhado para as alterações e conclusões necessárias.

O Plano Municipal de Políticas Públicas para LGBTQI+ foi desenvolvido pela Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBTQI+, representada pelo coordenador Marcio Kalango, junto a advogada Luiza Ramos Borges de Almeida e Gijo Morrone.

Marcio Kalango pontuou a importância do Plano para comunidade. “Me sinto honrado em hoje entregar o Plano a todos vocês. Esse projeto foi iniciado com o Gijo e a advogada Luiza, agora concluímos e vamos prosseguir os trâmites legais. Agradeço o apoio da secretária Amanda Balancieri Iunes e do prefeito Marcelo Iunes que foram essenciais para que esse momento pudesse acontecer.”

A secretária de Cidadania e Políticas Públicas, Amanda Balancieri Iunes, reforçou a importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento do plano. “Hoje nós somos a segunda cidade do estado a ter a coordenadoria de políticas públicas para LGBTQI+ e agora a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a desenvolver esse plano, graças a muito trabalho e muita dedicação de todos. Nós construímos juntos e hoje estamos entregando para vocês avaliarem e pontuarem o que acharem necessário. É uma grande conquista para a comunidade e fico feliz com esse momento.”

Luiza Ramos ficou responsável pela apresentação do Plano. Ela foi peça importante para a elaboração e desenvolvimento do projeto desde o início e auxiliou juridicamente as ações. “Hoje estamos dando mais um passo no Plano Municipal, essa pauta vai ser encaminhada ao prefeito e posteriormente a Câmara Municipal para votação. Nesse momento vamos entender cada ponto que foi elaborado, sanar dúvidas e corrigir aquilo que a comunidade achar necessário.”

O vice-presidente da Câmara de Municipal, Tadeu Vieira, reforçou a importância do dialogo entre a comunidade e os vereadores. “Ressalto aqui a importância desse alinhamento, nós estamos à disposição de vocês para debater e atender os pedidos. O Plano agora segue os trâmites legais e deverá passar pela Câmara Municipal. Muito importante conhecer tudo que foi elaborado, assim podemos ajudar da melhor maneira possível.”

O Plano Municipal de Políticas Públicas para LGBTQI+ é um documento preparado para nortear as ações e estratégias que serão tomadas para reduzir a violência contra a comunidade, criar espaços seguros, oportunidade de emprego e educação e promover a inclusão dessas pessoas na sociedade em geral. Após analise, o plano vai ser enviado ao Prefeito Marcelo Iunes e posteriormente a Câmara Municipal.

Relacionados