Prefeitura institui Farmácia Itinerante e facilita acesso da população à remédios de uso contínuo

Natalia Leal Capille Serra 11 de março de 2020
Prefeitura institui Farmácia Itinerante e facilita acesso da população à remédios de uso contínuo

A Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria de Saúde, instituiu a Farmácia itinerante com o objetivo de facilitar o acesso dos pacientes a medicação de uso contínuo.

Uma vez por mês um farmacêutico vai em cada Unidade de Saúde realizar a dispensação de cerca de 20 medicamentos, preconizados no Rename – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, para hipertensão arterial e/ou diabetes, geralmente no dia do hiperdia, um evento realizado mensalmente para este público.

O farmacêutico, Alisson Morais Cordeiro fala está sendo a recepção dos usuários “os pacientes ficam muito felizes, pois não precisam se deslocar a até a farmácia, além de que, disponibilizar a medicação no dia do programa melhora muito a adesão dos pacientes ao tratamento”.

O Secretário de Saúde Rogério Leite, conta “temos trabalhado visando a saúde e o bem-estar da população. No início da gestão identificamos a dificuldade da população a ter acesso à farmácia, então instituímos a farmácia 24hs, na UPA e PS, e agora a farmácia itinerante, tudo para levar facilidade e acesso para os munícipes”.

O Prefeito Marcelo Iunes reforça que o programa abrangerá todas as Unidades “a farmácia itinerante vai em todas as unidades da cidade, e também nas unidades da zona rural, beneficiando principalmente a população menos assistida, que muitas vezes possui dificuldade de ir até as Farmácias Municipais”.

Ressaltamos que as demais Farmácias Municipais estão funcionando normalmente. A Farmácia Central, das 07h às 18h, na R: América, 427, Centro. A farmácia da UPA ou Pronto Socorro funcionam 24hs, basta levar a receita médica e o cartão do SUS para retirada da medicação. Para saber o cronograma.

Fotos: Gisele Ribeiro

Relacionados