Prefeitura faz ação de combate a endemias no Cravo II

Prefeitura faz ação de combate a endemias no Cravo II

Natalia Leal Capille Serra 20 de dezembro de 2019

Na manhã do dia 20 de dezembro, sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Corumbá e a Seinfra realizaram uma ação conjunta no bairro Cravo Vermelho II, com objetivo de conscientizar e mobilizar a população para ajudar o combate de endemias.

Na ocasião, os agentes de endemias visitaram as residências, e com os auxilio dos moradores, retiraram resíduos sólidos das casas. Lorival Guimarães, agente de endemias há 7 anos, relata “o grande problema dessas doenças transmitidas pelos mosquitos são fossa aberta e lixo nos quintais. Os moradores não acreditam que pode acontecer com ele ou seus familiares.”

No dia 16 deste mês, uma menina de 7 meses, moradora do bairro, faleceu de Leishmaniose, doença transmitida pelo mosquito palha, que se reproduz em locais sombreados e úmidos. Em 2019, há o registro de 1324 casos notificados de dengue e 12 confirmados de leishmaniose.

Para Rogério Leite, Secretário de Saúde “faz anos que Corumbá e o Brasil passa por estes problemas, precisamos dar um basta e realmente mudar as posturas que favorecem a proliferação destas doenças”.

O Prefeito Marcelo Iunes, que acompanhou a ação, afirma “a administração está fazendo a parte dela, mas é fundamental que o munícipe faça a sua também, não podemos deixar que mais pessoas sofram com estas doenças”.

*Foto: Renê Márcio Carneiro

Relacionados