Prefeito prestigia solenidade de Passagem de Comando do 6º Distrito Naval

Prefeito prestigia solenidade de Passagem de Comando do 6º Distrito Naval

Rodrigo Nascimento 16 de março de 2020

O prefeito Marcelo Iunes participou nesta segunda-feira, 16 de março, da cerimônia de passagem de Comando do 6º Distrito Naval. O vice-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz passou o comando da unidade militar para o contra-almirante Sérgio Gago Guida.

“A Marinha é uma grande parceira do Executivo de Corumbá. Estamos aqui para prestigiar não só a despedida de um grande amigo nosso, o vice-almirante Arentz, mas também para dar boas vindas ao contra-almirante Guida, que tenho certeza será um grande parceiro nosso”, afirmou o prefeito.

“O 6º Distrito Naval é uma instituição muito importante para todo nosso Pantanal. Parceria é isso: eles nos ajudam quando precisamos e nós os ajudamos sempre que precisam”, completou o chefe do Executivo municipal.

“A gente costuma dizer, quando estamos pertos do rio, que os oceanos nascem aqui. Ele nasce das cabeceiras dos rios. O oceano Atlântico, podemos dizer assim, nasce no rio Paraguai, no Paraná, no Cuiabá, e nossa expectativa é grande para tentar integrar ainda mais esta região ao nosso País, à nossa Amazônia Azul”, afirmou para o contra-almirante Sérgio Gago Guida.

O novo comandante do 6º DN ainda assegurou a manutenção do apoio às prefeituras de Corumbá e Ladário. “Essa parceria prossegue, é uma determinação do cCmandante de Operações Navais, que demos apoio às escolas Almirante Tamandaré e as diversas escolas da região para que possamos cada vez mais melhorar a situação das nossas crianças”.

Em seu discurso de despedida, o vice-almirante Arentz também agradeceu aos prefeitos municipais pelo apoio e destacou a presença do 6º Distrito Naval no Pantanal. “Comandar esse Distrito Naval foi um marcante privilégio. Esse foi o mais feliz e gratificante período da minha vida profissional”, completou. Arentz vai comandar o 7º Distrito Naval, em Brasília.

A solenidade foi comandada pelo almirante de esquadra Leonardo Puntel, Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil.

Área de jurisdição do 6º Distrito Naval abrange os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Estes dois estados, emancipados desde 1978, guardam entre si características bastantes distintas: o Mato Grosso tem configuração de uma “pré-amazônia”; já, no Mato Grosso do Sul, localiza-se uma extensa planície, com características próprias e uma área de 130.000 Km² (correspondente a três estados do Rio de Janeiro), conhecida como Pantanal. Com a emancipação dos dois estados, a cidade de Ladário passou a pertencer ao Estado do Mato Grosso do Sul.

Relacionados