Prefeito prestigia solenidade de Passagem de Comando do 6º Distrito Naval

Clovis Toledo de Andrade Neto 16 de março de 2020
Prefeito prestigia solenidade de Passagem de Comando do 6º Distrito Naval

O prefeito Marcelo Iunes participou nesta segunda-feira, 16 de março, da cerimônia de passagem de Comando do 6º Distrito Naval. O vice-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz passou o comando da unidade militar para o contra-almirante Sérgio Gago Guida.

“A Marinha é uma grande parceira do Executivo de Corumbá. Estamos aqui para prestigiar não só a despedida de um grande amigo nosso, o vice-almirante Arentz, mas também para dar boas vindas ao contra-almirante Guida, que tenho certeza será um grande parceiro nosso”, afirmou o prefeito.

“O 6º Distrito Naval é uma instituição muito importante para todo nosso Pantanal. Parceria é isso: eles nos ajudam quando precisamos e nós os ajudamos sempre que precisam”, completou o chefe do Executivo municipal.

“A gente costuma dizer, quando estamos pertos do rio, que os oceanos nascem aqui. Ele nasce das cabeceiras dos rios. O oceano Atlântico, podemos dizer assim, nasce no rio Paraguai, no Paraná, no Cuiabá, e nossa expectativa é grande para tentar integrar ainda mais esta região ao nosso País, à nossa Amazônia Azul”, afirmou para o contra-almirante Sérgio Gago Guida.

O novo comandante do 6º DN ainda assegurou a manutenção do apoio às prefeituras de Corumbá e Ladário. “Essa parceria prossegue, é uma determinação do cCmandante de Operações Navais, que demos apoio às escolas Almirante Tamandaré e as diversas escolas da região para que possamos cada vez mais melhorar a situação das nossas crianças”.

Em seu discurso de despedida, o vice-almirante Arentz também agradeceu aos prefeitos municipais pelo apoio e destacou a presença do 6º Distrito Naval no Pantanal. “Comandar esse Distrito Naval foi um marcante privilégio. Esse foi o mais feliz e gratificante período da minha vida profissional”, completou. Arentz vai comandar o 7º Distrito Naval, em Brasília.

A solenidade foi comandada pelo almirante de esquadra Leonardo Puntel, Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil.

Área de jurisdição do 6º Distrito Naval abrange os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Estes dois estados, emancipados desde 1978, guardam entre si características bastantes distintas: o Mato Grosso tem configuração de uma “pré-amazônia”; já, no Mato Grosso do Sul, localiza-se uma extensa planície, com características próprias e uma área de 130.000 Km² (correspondente a três estados do Rio de Janeiro), conhecida como Pantanal. Com a emancipação dos dois estados, a cidade de Ladário passou a pertencer ao Estado do Mato Grosso do Sul.