Prato baiano de jacaré, e hambúrguer vencem competições do Fegasa

Prato baiano de jacaré, e hambúrguer vencem competições do Fegasa

André Navarro 18 de novembro de 2019

Um prato que reuniu os sabores da Bahia com o mais autêntico ingrediente pantaneiro, o jacaré, venceu o Circuito do Festival Gastronômico (Fegasa) 2019. Já no concurso de amadores, o Mestre Pantaneiro, receita com sotaque do Tio Sam foi a campeã e se destacou entre os quinze participantes que demonstraram muito conhecimento na elaboração de pratos extremamente deliciosos, segundo a comissão julgadora.

Entre os restaurantes, nove participaram do circuito oferecendo pratos à base de jacaré, o ingrediente principal do Fegasa este ano.  Eles foram vendidos a preços que variaram entre R$ 25,00 e R$ 30,00 e caíram no gosto da clientela que não estava habituada a consumir esse tipo de carne exótica. Este foi o principal objetivo da Fundação de Turismo, organizadora do evento, popularizar a carne de jacaré, já que Corumbá tem o maior frigorífico de jacarés da América do Sul.

Em terceiro lugar ficou o Restaurante Miguéis, com o prato “Coxinha de Jacaré”. O segundo colocado foi o Buteco do Frei, como o prato “Toca do Frei”. Já o grande vencedor misturou a tapioca baiana e o azeite de dendê à carne do Jacaré do Pantanal. O “Corumbaiano”, do restaurante Rodeio do Pantanal, além dos sabores, ainda teve excelente apresentação.

Hambúrguer duplo com explosão de sabores (Foto: Gisele Ribeiro)

Na mesma tarde de sábado, o auditório do Sindicato Rural de Corumbá, na Avenida General Rondon, foi palco de uma disputa acirradíssima. Quinze cozinheiros amadores apresentaram suas criações ao grupo de cinco jurados que tiveram uma missão muito difícil para escolher os melhores. Foram apresentados desde saltenha de jacaré, passando pelo escondidinho, chegando a pratos mais elaborados como um “bacalhau” de jacaré, além de duas versões de hambúrgueres.

Em terceiro lugar ficou Josenira Aparecida Cavasana que apresentou “Fricassê de Jacaré ao Toque Pantaneiro”. O segundo colocado foi Thiago Leite de Oliveira com seu “Jacaré com Escamas ao Molho de e Ervas”. E o grande vencedor trouxe o famoso hambúrguer americano para a disputa e se deu bem. Otávio Ferreira de Matos levou o primeiro lugar com “Jacaré Show Realness”, que traduzido para o português seria Jacaré, um show real.

“A minha mãe sempre cozinhou, ela faz salgados em Campo Grande e, eu a acompanho desde criança”, disse Otávio. Engenheiro civil de formação ele afirma que para ele foi uma surpresa ter vencido o concurso. “Mas eu tomei gosto pela culinária na elaboração desse prato”, afirmou o cozinheiro amador que, segundo os jurados, apresentou não um simples hambúrguer, mas uma explosão de sabores.

“Foram dez dias de evento, a população aceitou mesmo a carne de jacaré, um produto de nossa cidade”, disse a presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elisângela Oliva. Para ela, o Festival Gastronômico tem importância fundamental em uma cidade turística como Corumbá, onde a gastronomia está cada vez mais se solidificando como um dos principais braços do setor.