Na faixa de fronteira, Posto de Controle Migratório Terrestre é ampliado pela PF

Renê Marcio Carneiro 6 de dezembro de 2019
Na faixa de fronteira, Posto de Controle Migratório Terrestre é ampliado pela PF

A Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul fez no final da manhã desta sexta-feira, 06 de dezembro, a entrega das obras de ampliação do Posto de Controle Migratório Terrestre de Corumbá, instalado no Posto Esdras, linha fronteiriça do Brasil com a Bolívia.

O prefeito Marcelo Iunes participou da cerimônia, que trouxe à cidade o superintendente Regional da PF no Estado, Cléo Mazzotti.

Além da reforma física das instalações, foram construídos novos guichês de atendimento – aumentando de 3 para 7 o total de guichês. Esta ampliação ampliará em mais de 100% o número de atendimentos de entrada e saída de migrantes do Brasil pela cidade de Corumbá.

De acordo com informações da PF, durante os meses de maior movimento (dezembro, janeiro e fevereiro), o efetivo da Delegacia de Corumbá será reforçado temporariamente com policiais e servidores administrativos de outras unidades da Polícia Federal. Foram investimentos R$ 200 mil nos serviços, que também climatizaram todo o ambiente. A obra começou em agosto.

“A situação anterior me incomodava profundamente. A estrutura era precária e as pessoas muitas vezes passavam a noite aqui. Fizemos os investimentos para dar condições de atendimento para as pessoas que usam o serviço na entrada e saída do país. Continuamos trabalhando para melhorar as condições de atendimento”, disse o superintendente regional da PF, Cléo Mazzotti.

Participando da solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Paschoal Carmelo Leandro destacou a iniciativa de qualificar o espaço e o serviço oferecido ao público no setor de controle migratório. “Sempre tivemos dificuldade no atendimento, não por culpa da Polícia Federal, mas por falta de estrutura compatível com a necessidade de serviço. Hoje, vejo que chegou a modernidade para o contato e atendimento às pessoas. É uma grata satisfação saber que a Superintendência está preocupada com a cidade de Corumbá”.

“Quero agradecer aos investimentos da Polícia Federal em Corumbá. É fundamental essa ampliação do Posto Migratório. Ano passado tivemos problema com o grande fluxo de haitianos que, por aqui, entravam no Brasil. São investimentos importantes que dão condições de agilizar o serviço para o migrante. Hoje, os turistas estrangeiros são importantes para a economia corumbaense”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

Também prestigiaram a entrega da ampliação do Posto de Controle Migratório Terrestre de Corumbá o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; o deputado estadual Evander Vendramini e o presidente da Câmara Municipal Roberto Façanha.