Município investiga primeiro caso suspeito do novo Coronavírus em Corumbá

Rodrigo Nascimento 16 de março de 2020
Município investiga primeiro caso suspeito do novo Coronavírus em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria de Saúde, informa que no nosso município há um caso sob investigação de COVID-19. O paciente, de 36 anos, está bem e se enquadra nos critérios pelo fato de ser viajante internacional, que regressou de um país com transmissão comunitária. No momento ele está em isolamento domiciliar, conforme recomendação do Ministério da Saúde. O caso está sendo acompanhados pela Vigilância Sanitária. A Secretaria de Saúde ressalta que a situação é de alerta, e não pânico.

Segundo informações do Ministério da Saúde, baseadas em pesquisas científicas, de 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam hospitalização com sintomas respiratórios semelhantes ao de uma gripe, devendo permanecer em isolamento domiciliar, 15% necessitam internação hospitalar fora da unidade de terapia intensiva (UTI) e que menos de 5% precisam de suporte respiratório.

O Boletim Epidemiológico do Município está em constante atualização junto ao Boletim do Estado e do Ministério da Saúde, as informações e recomendações podem ser atualizadas a cada dia, à medida que o número de casos aumente e que novos conhecimentos científicos são publicados.

Faz-se necessário o acompanhamento de informações em fontes formais (site do município, governo estadual e federal). A disseminação de notícias falsas fragilizam a população, portanto, a checagem das informações recebidas antes da sua distribuição para os grupos de contatos é a maior arma contra o pânico.