Médico de Corumbá leva estudo de caso a Congresso do Centro-Oeste

Médico de Corumbá leva estudo de caso a Congresso do Centro-Oeste

Natalia Leal Capille Serra 8 de novembro de 2019

De 04 a 08 de novembro acontece em Campo Grande-MS, o VI DIERN: Congresso do Centro-Oeste sobre Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas.

O Médico infectologista da Secretaria de Saúde de Corumba-MS, Dr. Hilton Luís Alves Filho apresentou o relato de experiência intitulado INVESTIGAÇÃO DE UM SURTO DE LEPTOSPIROSE NO PANTANAL SUL- MATO-GROSSENSE EM 2019.

O objetivo do trabalho foi de relatar a experiência de forma reflexiva da Vigilância em Saúde do Município, no enfrentamento de um surto de Leptospirose em trabalhadores rurais do Pantanal, que evoluíram com síndrome hemorrágica pulmonar.

O médico infectologista conta “O conhecimento científico tem um objetivo nobre, há muito tempo esquecido, que é ajudar a população no seu dia a dia, aprender a comunicar de forma simples esse conhecimento com o povo é um desafio e eventos como esse ajuda tornar isso possível. Dividir nossas experiência da fronteira Brasil-Bolívia e Pantanal com pessoas de vários lugares e aprender com isso é um privilégio”, conta Dr.Hilton.

O congresso é considerado um dos maiores eventos nacionais da área, tem o objetivo de divulgar pesquisas sobre zika, febre amarela, HIV/aids, leishmaniose visceral, fungos e bactérias multirresistentes, cujos resultados tecnológicos, sociais e científicos trazem soluções reais para graves problemas. Este ano, o tema “Informação, Mídia e Saúde Pública” traz para debate o impacto da desinformação em ciência e seus riscos para a população.

A participação em congressos e apresentações de resumos científicos é muito importante para troca de experiências entre diversos profissionais de vários municípios e regiões, resultado de todo processo de educação em saúde que é proporcionado pela gestão pública.

Demonstra assim, o resultado da atuação integrada das diversas áreas da vigilância em saúde e assistência à população, visando aprimorar a promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, valorizando sobretudo a atuação dos nossos servidores.