FEGASA potencializará carne do jacaré como iguaria típica do destino Corumbá

Clovis Toledo de Andrade Neto 18 de outubro de 2019
FEGASA potencializará carne do jacaré como iguaria típica do destino Corumbá

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, deu inicio ao processo de divulgação do VII FEGASA (Festival Gastronômico Sabores da América), que nesta edição realizará o I Circuito Gastronômico da Carne do Jacaré.

Segundo a Diretora- Presidente da FUNDTUR Pantanal, Elisângela Sienna da Costa Oliva, a escolha da carne de jacaré, como ingrediente principal e obrigatório, tanto no circuito gastronômico, como no concurso “Mestre Pantaneiro”, foi proposital, pois precisamos consolidar o consumo dessa iguaria como produto do destino Corumbá.

O evento está dividido em duas vertentes, sendo a primeira o Circuito Gastronômico da carne do Jacaré, o qual os restaurantes que aderirem, do dia 06 a 15 de novembro, acrescentarão nos seus cardápios um prato tendo a carne do jacaré como ingrediente principal. Nesse contexto, os pratos individuais serão comercializados ao preço máximo de R$ 30,00 (trinta reais) e deverão ser avaliados pelos consumidores.

Para incentivar a participação dos restaurantes, a carne de jacaré será vendida para os estabelecimentos inscritos, no evento, com tabela diferenciada, na qual alguns itens terão desconto de até 50%.O prato vencedor dos restaurantes receberá troféu e premiação a ser definida pela organização.

Já a segunda vertente do FEGASA, será o concurso “Mestre Pantaneiro”. Este destinado aos apaixonados por culinária, pessoa física, os quais também criarão um prato à base da carne de jacaré. As criações serão  submetidas a uma banca examinadora. Para essa categoria, os inscritos receberão gratuitamente a carne de jacaré para a criação e a apresentação do prato concorrente ao corpo de jurados. Os vencedores também receberão troféu e premiação a ser definida.

O edital e a ficha de inscrição do Circuito Gastronômico foram publicados na edição nº 1772. De 16 de outubro, do Diário Oficial do Município. Já o do concurso Mestre Pantaneiro deverá ser publicado na edição da próxima segunda-feira dia 21 de outubro.

Ainda, segundo Elisângela Sienna da Costa Oliva, o evento gastronômico somado ao Eco Pantanal Extremo e o América do Sul Pantanal, movimentarão toda a cadeia produtiva do turismo da nossa cidade.