Exame descarta caso da jovem Boliviana

Natalia Leal Capille Serra 21 de março de 2020
Exame descarta caso da jovem Boliviana

A Secretaria de Saúde de Corumbá recebeu, na tarde deste sábado (21), o resultado do exame que descartou a suspeita de Covid-19, da passageira Boliviana, de 19 anos, que estava em um ônibus oriundo de Campo Grande, após atendimento inicial e coleta do material a moça foi encaminhada para o país vizinho, na própria noite do dia 19 (quinta-feira).

Conforme protocolos do Ministério da Saúde os demais passageiros estão em isolamento domiciliar, a internação hospitalar é recomendada para pacientes que apresentem um quadro grave, com insuficiência respiratória.

Todos estão sendo monitorados pela Equipe da Vigilância Epidemiológica.

No momento há 2 casos sob suspeita, e 2 descartados por exame laboratorial.

 

Ministério da Saúde altera critérios de casos suspeitos e realização de testes

 

Devido a publicação da portaria Nº 454, de 20 de março de 2020,  que declara que em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do Coronavírus (covid-19), os critérios de classificação de casos suspeitos e dos requisitos para a realização do exame foram alterados.

Para realizar o exame é necessário que o pacientes tenha Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que o individuo esteja hospitalizado com febre, mesmo que baixa, acompanhada de tosse ou dor de garganta e que apresente falta de ar.

 

 

Isolamento Domiciliar

É recomendado que TODOS os cidadãos evitem sair de casa sem a devida necessidade e que as pessoas com sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre) e também os familiares fiquem em isolamento por 14 dias.

 

Relacionados