Escola Carlos Cárcano conquista 1° lugar na Fecipan 2019; REME é destaque no evento

Escola Carlos Cárcano conquista 1° lugar na Fecipan 2019; REME é destaque no evento

Marcelo Fernandes 8 de outubro de 2019

O projeto “O Uso de Alimentos Alternativos”, dos alunos da Escola Municipal Rural Carlos Cárcano e Extensões – que fica no assentamento Urucum – conquistou o 1° lugar na Feira de Ciência e Tecnologia de Corumbá (FECIPAN 2019), organizada pelo Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) entre os dias 03 e 05 de outubro.

Alunos e professores que apresentaram o projeto foram recebidos pelo prefeito Marcelo Iunes na tarde da segunda-feira, 07 de outubro. A conquista foi na categoria Ensino Fundamental, área de Ciências Biológicas e da Saúde.

Iunes destacou a participação dos estudantes da escola Carlos Cárcano. “Nossos alunos da zona rural mostraram um trabalho de resultado positivo e importante para a população, com pesquisa muito bem feita”, afirmou o prefeito. O chefe do Executivo Municipal antecipou que vai encaminhar o estudo para o setor nutricional da Rede Municipal de Ensino (REME) para avaliar a integração do aproveitamento integral dos alimentos – bem como das receitas – no cotidiano da merenda escolar do Município.

Durante a Feira, os alunos mostraram que o aproveitamento de partes de alimentos constitui-se em alternativa que pode minimizar o índice de desnutrição e contribuir para a redução de resíduos sólidos (lixo orgânico).

O trabalho apresentou 10 receitas que tiveram como base o aproveitamento integral de alimentos.  Foram elas: brigadeiro de casca de banana; bolo de casca de banana; doce de casca de laranja (kri-kri); suco com casca de abacaxi; compota de mamão enroladinho com casca; geleia de casca de melão; risoto de casca de abóbora; assado de casca de chuchu; tira-gosto de casca de batata e creme de folha de couve-flor.

“O trabalho nasceu a partir da necessidade do aproveitamento integral dos alimentos para evitar desperdício. Com alunos do 8° ano, fizemos um levantamento sobre como aproveitar partes não convencionais de alimentos, como cascas, sementes e talos. Os alunos fizeram pesquisas sobre receitas e apresentamos na FECIPAN”, contou a professora de Ciências Biológicas, Edima Ramos Minzão, que foi a orientadora dos estudantes junto com a professora Waldize Diniz Gonçalves de Freitas.

Diretor da escola, Guilhermando de Arruda Filho, disse que a conquista aconteceu na primeira participação da instituição na Feira de Ciência e Tecnologia. “Para a escola, que é rural e tem uma série de especificidades, participar e vencer é, de fato, uma grande conquista para nós e nossos alunos. Estávamos representando a Prefeitura e vestindo a camisa do ensino público. Foi a primeira vez que a escola participou dessa premiação”.

Para a aluna Leticia Dias Arguello Evora – uma das participantes – o trabalho deixou importante legado. “Mostramos como é importante o reaproveitamento de coisas que habitualmente jogamos fora. Ficou a lição que desperdiçar não é bom e aprendemos a não jogar fora”, disse. Também apresentaram o projeto “O Uso de Alimentos Alternativos” os alunos Karlos Eduardo de Souza e Tamires Divina Dias Andrade dos Santos.

A REME na FECIPAN 2019

**Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros: 1° lugar da categoria Ensino Fundamental, na área de Ciências Humanas; Sociais Aplicadas e Linguística pela apresentação do trabalho intitulado ‘Violência Contra Mulher: Conscientizar é preciso’, sob a orientação das professoras Cristiane Maria de Jesus Garcia e Roselene Franco. Alunos: Erick Vinicius Arteaga Gomes, Rayane Feitosa Soares Porcel e Nathália Capilé Pereira.

**Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros: 2° lugar da categoria Ensino Fundamental, na área de Ciências Exatas e da Terra pela apresentação do trabalho intitulado ‘Jogo Regra na CUCA 2019’, sob a orientação das professoras Cristiane Maria de Jesus Garcia e Roselene Franco. Alunos: Ângelo Antonio Leite, Herman Aponte Monteiro Neto e Giovanna Maarouf Fenuchi.

**Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros: 2° lugar da categoria Ensino Fundamental, na área Multidisciplinar pela apresentação do trabalho intitulado ‘Raciocínio Logico e Seratch: Uma troca Mútua de Conhecimento’, sob a orientação da professora Jennclaudia Fernanda Souza Campos.

**Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros: Melhor Trabalho e 1° lugar da categoria Ensino Fundamental, na área Ciências Exatas da Terra pela apresentação do trabalho intitulado ‘Uso dos dispositivos Móveis em sala’, sob a orientação das professoras Telma Suarez Arteaga e Janiere Carrelo. Alunos: Agatha Izidra Leite Nadalin, Eduardo Eugênio Zambrana Viera e Odenilson da Silva Gomes Junior.

**Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso: Projeto ‘Menonitas S/A’, 2° lugar na categoria Ensino Fundamental, na área de Ciências Humanas. Projeto ‘Eu, Cidadão do Mundo’ 3° lugar na categoria Ensino Fundamental, área de Ciências Humanas. Ambos os projetos sob a orientação da professora Mayara Coutinho.

**Escola Municipal José de Souza Damy participou com o projeto ‘Terrário Sustentável: Bioeconomia e Empreendedorismo na Escola’. Multidisciplinar, professores Diego Rodrigues da Silva e Tânia Regina da Costa Miguel.

**Escola municipal Dr. Cássio Leite de Barros: 1° lugar da categoria Ensino Fundamental na área multidisciplinar pela apresentação do trabalho intitulado ‘Fábrica de brinquedos envolvendo robótica e sustentabilidade’, sob orientação dos professores: Daniel Kleberson Moura de Almeida Rolon. Alunos:Gregor Vicente Montenegro Baiarosky, Heloizy Manuely da Silva Almeida e Murilo Antony da Silva Insaurrald.

Relacionados