Entre obras, ampliação de serviços e aquisição de materiais, Saúde melhora a acessibilidade à população

Uglaybe Farias 22 de dezembro de 2019
Entre obras, ampliação de serviços e aquisição de materiais, Saúde melhora a acessibilidade à população

Em um ano de muitos desafios para a administração pública no país, principalmente para a saúde, devido a limitado financiamento e numerosas demandas, a saúde de Corumbá têm se destacado nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.

Com elaborado planejamento foram realizadas diversas ações, campanhas, capacitações, reformas e ampliações de unidades ao longo do ano de 2019, proporcionando um melhor atendimento na prestação de serviços.

Mais de 2 milhões, em recursos do município, foram empregados para a compra de materiais e equipamentos médicos, como raio x, ultrassom, câmaras frias, além de mobiliários, como longarinas, mesas, que totalizaram 1.461 itens, destinados a UPA, Pronto Socorro e Unidades Básicas de Saúde.

Foram adquiridos veículos, entre eles um Grand Siena, destinado para a Vigilância em Saúde; uma van Mercedes-Benz, tipo Sprinter, com 16 lugares, para o Caps II; uma Ducato e uma ambulância para o Samu.

Além da realização de mais de 65 eventos, capacitações e cursos, sobre práticas profissionais, com o intuito de formar para transformar, tomando como cenário o campo da gestão, do ensino, da atenção e do controle social em saúde. Destaca-se a Conferência Municipal de Saúde, que teve expressiva participação pública; o 1° Workshop de Esporotricose, com participação de profissionais da Fiocruz, referência nacional no assunto; 1° Fórum Corumbaense de Prevenção da Gravidez na Adolescência; Seminário de Amamentação, de Saúde Mental; atualização sobre o protocolo e manejo da Dengue, Influenza, Leishmaniose, entre inúmeros outros que somaram mais de 4 mil participações.

Este ano, pela primeira vez, os profissionais de saúde de Corumbá participaram do Programa de Treinamento em Epidemiologia aplicada aos serviços do SUS – EpiSUS Fundamental, importante ferramenta para fortalecer e aprimorar as ações de vigilância da faixa de fronteira.

Corumbá também foi classificada, pela segunda vez consecutiva, em  1º lugar na Etapa Estadual do Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia na Saúde Bucal 2019, e uma das duas cidades do Estado do Mato Grosso do Sul, a ser premiada na 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia – Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI), realizada pelo Ministério da Saúde.

Um ponto que deve ser relembrado é a certificação do Programa Nacional de Melhoria e do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ. No qual as equipes Estratégias Saúde da Família e do Centro de Especialidades Odontológicas recebem incentivos com base em objetivos atingidos, um avanço para os profissionais da saúde.

Devido a novo credenciamento foi implementado a realização do serviço de ressonância magnética na cidade, além de ampliação dos exames de mamografia, tomografia, exames laboratoriais e oftalmológicos. As farmácias da UPA e do Pronto Socorro passaram a ser 24hs.

Para o Secretário de Saúde, Rogério Leite, muitos feitos foram alcançados mas ainda há muitos planos para serem executados, “há conquistas em todas as áreas da saúde, além de importantes prêmios, aquisição de veículos e materiais, inúmeras capacitações, foi um ano de muito trabalho, empenho e avanços. Estes avanços resultam em mais pessoas com melhoria no acesso e na qualidade dos serviços prestados. Hoje Corumbá é referência no Estado, temos uma expressiva resolutividade das questões em saúde, muito pouco é repassado ao Estado”.

“Reconheço que ainda há muito a ser feito, temos muitos desafios pela frente, como compor equipes médicas, principalmente de especialistas e de mais médicos para urgência e emergência, assim melhoramos a disponibilidade de vagas para a população. E a implementação da farmácia itinerante que está em formatação para atender a zona rural”, conta o Secretário.

Obras

Foi entregue a construção da UBSF Bonifácio Tikayoshi Tiaen, com mais de 400 m² de área construída, beneficiando mais de 5 mil pessoas que moram no conjunto.

Além da entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde Gastão de Oliveira; Centro de Saúde da Ladeira, que estava anos parada; da nova sede da Central de Regulação do Município; e das unidades rurais Urucum e Tamarineiro.

Está em andamento a obra do Pronto Socorro Municipal, Centro de Especialidades Médicas, Laboratório Municipal e Centro de Saúde João de Brito.

“Não podemos esquecer das inúmeras reformas iniciadas, das quais muitas já foram entregues, além do andamento de obras que são o sonho da população, como o Pronto Socorro Municipal e o Centro de Especialidades Médicas, que se tornaram realidade devido a união do Município, Estado e Governo Federal”, complementa o Secretário.

O Prefeito, Marcelo Iunes, destaca “este foi um ano de muito trabalho e avanços para a administração municipal e para a saúde. Também houve aumento do repasse municipal para a Santa Casa. Estamos empenhados em proporcionar, cada vez, melhor acesso e qualidade dos serviços prestados a toda população corumbaense. Só tenho agradecer e parabenizar todos os servidores pelo trabalho e dedicação”.

“Tenho a certeza que estes avanços estão transformando a realidade do nosso município, ainda temos muitos objetivos para alcançar, a nossa prioridade entregar o Pronto Socorro, o primeiro piso do Centro de Especialidades Médicas, e outras obras da saúde já iniciadas”, concluiu o chefe do Executivo Municipal.