Com empresários, prefeito discute funcionamento de restaurantes durante pandemia

Renê Marcio Carneiro 23 de junho de 2020

Em reunião com empresários do ramo de restaurantes, o prefeito Marcelo Iunes discutiu adequações ao decreto nº 2.334/2020 que estabelece medidas adicionais de combate ao Coronavírus – COVID-19. Realizado na tarde da segunda-feira, 22 de junho, o encontro tratou do funcionamento desses estabelecimentos durante o período de pandemia. Os empresários detalharam os impactos que a pandemia causou para o setor e apresentaram as dificuldades que estão enfrentando.

“Todos os atos da administração têm sido tomados com uma transparência muito grande e, fazendo a interlocução com os setores. Tem sido assim com a Associação Comercial e demais segmentos que requerem alguma atenção específica”, explicou o secretário Municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques.

De acordo com o secretário, as medidas adotadas pela Administração são tomadas com intuito de permitir a disponibilização de “estrutura física para garantir atendimento (na rede de saúde) às pessoas que precisam. Se você tem uma sobrecarga no sistema, somo obrigados a tomar atitudes mais conservadoras. Se a gente tem uma disponibilidade maior, o Município pode flexibilizar um pouco mais”, completou.

“O ideal é conseguirmos atravessar essa pandemia unindo a questão de segurança na saúde com a questão econômica. O Município trabalha para administrar isso da melhor maneira possível, tudo é novo. O prefeito Marcelo Iunes nos orienta que a ação seja voltada para que, quando for necessário, a pessoa tenha condições de assistência na área da saúde”, pontou o secretário de Governo.

Participando da reunião, o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, destacou a atuação dos empresários do setor de restaurantes da cidade no respeito às normas. “Vocês estão de parabéns pelas atitudes de biossegurança que adotaram”, disse. “Nossa intenção é que consigamos atender a população. A gestão está conversando e construindo com vocês as alternativas”, frisou o titular da Secretaria de Saúde.

O prefeito Marcelo Iunes disse que toda a situação vai ser analisada pelo Município conjuntamente com o Comitê Gestor de Crise para garantir que todas as medidas adotadas garantam a segurança da população corumbaense. Também participaram da reunião o procurador-geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Júnior, e o chefe de Gabinete da Prefeitura, Élbio Mendonça.