Coordenação-Geral de Controle Interno realizou 2.023 análises técnicas

Coordenação-Geral de Controle Interno

A Coordenação-Geral de Controle Interno (CGCI), vinculada à Controladoria- Geral do Município que foi criada através da Lei Complementar nº 214/2017 está localizada no 1º andar da sede administrativa da Prefeitura Municipal de Corumbá (Paço Municipal), na avenida Gabriel Vandoni de Barros nº 01, é o órgão do central do Sistema de Controle Interno do município e tem o dever de atuar como Ferramenta de Controle dos atos administrativos.

EQUIPE

Atualmente Coordenação-Geral de Controle Interno é formada por uma equipe multidisciplinar, onde todos os auditores são efetivos garantindo a necessária imparcialidade nos trabalhos executados.

COORDENADORA RESPONSÁVEL: Verônica Viana Ito de Figueiredo Auditor do Município – Contadora

Anizabela Cuellar da Silva

Auditor do Município – Contadora

José Wagner de Oliveira Júnior

Auditor do Município – Engenheiro Eletricista

Mônica Ortiz Bravo Cavassa

Auditor do Município – Contadora

Paulo Henrique Licetti da Silveira

Auditor do Município – Administrador

Sérgio Rodrigues

Auditor do Município – Contador

Sergio Serra Baruki

Auditor do Município – Engenheiro Civil

Valnei de Oliveira

Auditor do Município – Contador

Embora ainda tenha muitos desafios a serem vencidos, a CGCI realiza o trabalho de controle concomitante de gastos de recursos públicos com o acompanhamento da realização da atividade administrativa, para que este não se desvirtue de sua natureza, orientando os gestores a fim de evitar possíveis falhas.

Conforme o TCE-MS são quatro as Macro Áreas de controle interno quais sejam:

  • ORÇAMENTÁRIA
  • CONTÁBIL
  • ADMINISTRATIVO
  • PATROMINIAL

O principal papel da CGCI, dentro da Prefeitura Municipal de Corumbá é dirimir dúvidas de ordem técnica no intuito de mitigar falhas, buscando sempre atender a todos os questionamentos dos servidores.

UMA CONTROLADORIA ESTRUTURADA GARANTE UMA GESTÃO EFICIENTE, EFICAZ E REGULAR DOS RECURSOS PÚBLICOS.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Desde o início da atuação da CGCI atua principalmente no Controle de licitações e contratações, com realizações de análises, inspeções e auditorias recomendações, pareceres e acima de tudo, informações relativas às atividades examinadas, propiciando assim, um controle efetivo de processos, como pode ser observado abaixo:

Análises Técnicas: 2.023.

Volume de Recursos Analisados: R$ 1.194.686.580,96.

Notas Técnicas: 3

Cabe ressaltar que durante este período foram realizadas ainda diversas capacitações acerca dos procedimentos administrativos internos e recomendações quanto aos fluxos de documentos para atendimento aos órgãos de Controle Externo.

O trabalho dos auditores é dividido por secretarias e fundações de forma que o gestor do órgão encaminha os processos de sua responsabilidade para análise, e, uma vez identificada alguma incongruência esta é apontada formalmente na análise técnica a qual é encaminhada juntamente com o respectivo processo administrativo para que o gestor tome as providências julgadas cabíveis .

TANTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO EM GRANDES EMPRESAS PRIVADAS É FUNDAMENTAL ENTENDER QUE O CONTROLE INTERNO É UMA FERRAMENTA GESTÃO.

AUDITORIAS E INSPEÇÕES

As auditorias e inspeções são realizadas por esta Controladoria desde 2014, e em 2018 após a criação da Coordenação-Geral de Controle Interno, passou a fazer parte do seu rol de atuação.

As análises podem resultar em inspeções ou auditorias extraordinárias de ofício, para que seja efetuada uma verificação mais profunda das inconsistências nela apontadas e da mesma forma os resultados finais são encaminhados ao gestor para que tome as providências julgadas cabíveis.

Já foram realizadas 25 inspeções e auditorias ao todo como segue:

Anualmente é realizada a auditoria operacional nas diversas áreas do de Controle Interno, tendo como base os principais pontos de Controle indicados nos Manuais e Cartilhas disponibilizadas pelo TCE/MS para se ter um diagnóstico mais apurado de como está a gestão dos recursos públicos no município.

ATENDIMENTO AO CONTROLE EXTERNO

Além de atuar nos processos, outro importante papel do Controle Interno é o atendimento aos órgãos externos à Prefeitura, tais como o Tribunal de Contas do Estado e da União, Câmara de Vereadores, Ministério Publico, entre outros, que buscam dados e informações importantes para compor suas estatísticas e trabalhos institucionais, normalmente baseadas nas análises técnicas emitidas pelos Auditores responsáveis.

ARQUIVO MUNICIPAL

A CGCI, cuida de todo acervo processual da prefeitura Municipal de Corumbá, procedendo o desarquivamento dos processos para disponibilizar aos gestores de cada órgão sempre que necessário.

CONTATO

  • TELEFONE: (67) 3234-3543
  • E-MAIL:controladoria@corumba.ms.gov.br

A CGCI, está disponível para atendimento tanto aos munícipes quanto aos servidores da Prefeitura Municipal de Corumbá, através dos canais de atendimento acima elencados acima elencados, bem como para atendimento presencial de segunda á sexta feira das 7:30 às 13:30.