Educação pede atenção aos prazos de rematrícula de alunos da Rede Municipal de Ensino

Pais e responsáveis por alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá devem se atentar aos prazos da rematrícula que já estão em andamento. O aviso é da secretária adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum.

“Por conta da pandemia, estamos sentindo um pouco de resistência a esse processo de rematrícula. Há um número elevado de famílias que não fizeram essa rematrícula. Estamos pedindo a esses pais que não querem ir até a escola, em razão dessa situação da pandemia, que entrem em contato com a escola, porque agora é o momento de rematrícula dos alunos que são da Rede Municipal de Ensino (REME). Posteriormente, teremos de abrir para alunos novos. Então, pedimos a essas famílias que façam a rematrícula para que possamos saber o quantitativo de vagas que vamos ter para os alunos novos. O período da rematrícula da educação infantil já se encerrou e estamos no ensino fundamental. Então, quem perdeu esses prazos, a partir do dia 10 de dezembro, entre em contato com a escola para fazer essa confirmação, se não pode ficar sem a vaga”, disse a secretária.

A secretária adjunta explicou que a REME segue um cronograma de rematrículas para garantir o acesso às vagas nas escolas de Corumbá. “Estamos garantindo as possibilidades; os pais já sabem do período de rematrícula, e estamos nessa busca. As famílias precisam se atentar aos prazos e fazer a rematrícula dos alunos. Precisamos da informação desse aluno, do documento assinado pelo pai ou responsável confirmando a rematrícula, essas vagas serão substituídas por alunos novos. Então, os pais necessitam fazer a rematrícula, porque seguimos um cronograma, que precisa ser cumprido”, finalizou Maria do Carmo.

De acordo com a resolução nº 141, da Secretaria Municipal de Educação, até o dia 25 de novembro, o processo de rematrícula foi para os alunos dos Níveis I, II e III, Pré-Escola I e II, e 1º ano do Ensino Fundamental. Até o dia 10 de dezembro de 2020 é o prazo os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA.

O não cumprimento das datas implicará em perda automática da vaga, devendo o interessado, quando maior ou responsável legal, participar da Pré-matrícula Digital para alunos novos em 2021.

A rematrícula deverá ser realizada por todos os alunos da Rede Municipal de Ensino interessados em manter-se na mesma Unidade Escolar, no ano letivo de 2021, independentemente de já serem considerados aprovados no ano em curso ou ainda dependerem de exame final.

A Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá tem aproximadamente 16 mil alunos matriculados nas 41 escolas das zonas urbana e rural. A íntegra da resolução n° 141, assinada pelo secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, pode ser conferida na edição de quarta-feira, 18 de novembro, do DIOCORUMBÁ.