Orçamento Participativo

Orçamento Participativo 2021

PLANO PLURIANUAL – 2022/2025

O Plano Plurianual (PPA) consiste em um plano com diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento das ações do Município de Corumbá. Esse plano é elaborado a cada 4 anos, e aprovado pela Câmara Mucipal. Nele constam as ações públicas a serem realizadas nos próximos anos em todas as áreas de atuação do Município, tendo vigência de 4 anos e expressando a visão estratégica da gestão pública Municipal.

O PPA é sempre elaborado ao longo do primeiro ano de mandato, no presente caso, em 2021, para começar a vigorar em 2022. Depois que o PPA é aprovado pelo Poder Legislativo do Município, o Poder Executivo elabora, a cada ano, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), onde são definidos os valores que serão gastos em cada ação.

Visando estimular a participação popular na definição das diretrizes, objetivos e metas das políticas governamentais, e trazer transparência e incidência da população na gestão pública, a Secretaria Municipal de Finanças e Gestão disponibiliza este formulário, até o dia 30 de Junho de 2021, visando proporcionar uma ferramenta para participação da população na Lei do Plano Plurianual – 2022/2025.

Acesse o link abaixo e deixe sua sugestão de serviços, obras ou melhorias para os próximos 04 (quatro) anos, ajudando assim, o MUNICÍPIO DE CORUMBÁ nas decisões de onde investir os recursos públicos.

O período de coleta de sugestões foi encerrado no dia 30 de junho de 2021. Obrigado a você que participou e já esta contribuindo para fazer a nossa Corumbá, justa, transparente e humanizada. Confira abaixo as sugestões deixadas, logo traremos as definições da possibilidade de atender as demandas.

LEI ORÇAMENTPARIA ANUAL – 2021 (ENCERRADO)

O Orçamento Participativo visa o estimulo da participação popular na definição de politicas governamentais e trazer transparência e incidência da população na gestão pública.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Finanças e Gestão, por meio da Superintendência de Planejamento e Orçamento disponibiliza anualmente um formulário online onde os munícipes podem sugerir melhorias para seus bairros/comunidades. Essas sugestões são levadas a cada setor competente com a finalidade de verificar a existência de projetos ou ações que atenda a sugestão ou a possibilidade de inclusão em projetos e ações futuras dentro da capacidade financeira do município.

Além do formulário online, o município realiza Audiências Publicas que são comunicadas previamente o local e data de realização a fim de captar demandas da população e ainda disponibiliza outras canais como ouvidorias e redes sociais.

Participe e ajude a Prefeitura Municipal a aplicar de forma mais transparente e eficiente os recursos públicos.

Respostas das Unidades Orçamentárias do Município de Corumbá, de acordo com as sugestões apresentadas pelos munícipes.

Eixos: