Covid-19: Caso apresente algum sintoma procure atendimento no Centro de Enfrentamento

A Secretaria de Saúde de Corumbá recomenda a todos, que caso apresente algum sintoma de Covid-19, ou tenha contato com caso positivo, principalmente se for intradomiciliar, procure atendimento na Centro de Enfrentamento à Covid-19.

Os sintomas da COVID-19 podem variar de pessoa para pessoa, podendo ser desde um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa.

Os sintomas mais comuns da Covid são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, perda de olfato (anosmia), alteração do paladar (ageusia), distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia), cansaço (astenia), diminuição do apetite (hiporexia), dificuldade para respirar, e dispnéia (falta de ar).

Desde sua abertura, mais de 800 pessoas já receberam atendimento médico no Centro de Enfrentamento, além da consulta médica é disponibilizado a medicação necessária e consulta psicológica, o local conta com sala de observação, e sala de coletas de exames para detecção da doença, que deve ser previamente agendados pelo drive.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite pede “não espere o quadro piorar, caso haja o surgimento de algum sintoma procure atendimento médico e ligue para realizar o agendamento do teste, no Centro há uma farmácia exclusiva, temos à disposição cloroquina, ivermectina, azitromicina, vitaminas e demais medicações que forem prescritas”.

“Cerca de 87% dos contaminados já estão recuperados, contamos com todos para cumprir as normas dos decretos municipais, o comprometimento de todos é fundamental”, reforça o Prefeito, Marcelo Iunes.

O Centro de Enfrentamento à Covid-19 está em funcionamento de segunda a sexta, das 7 às 19h. Localizado na rua América, nº 1576, entre as ruas Major Gama e Firmo de Matos. O Pronto Socorro e Upa continuam a atender 24hs.

Agendamento de exames é feito mediante agendamento pelos telefones 67 98472-8850, ‎67 98467-4573 e 67 98473-2408.

Boletim Epidemiológico

Diariamente a Secretaria de Saúde disponibiliza no site da Prefeitura o Boletim Epidemiológico do Município, até o dia 08 de agosto 10.684 pessoa já foram testadas, dos quais 1.430 resultados foram positivos; 87,52% já estão recuperados; 20% em isolamento; 1,84% internados e 3,55% foram a óbito.