Prefeitura e Governo do Estado avaliam ações de combate às queimadas no Pantanal

O combate às queimadas no Pantanal foi discutido na manhã desta terça-feira, 28 de julho, pelo prefeito Marcelo Iunes e os secretários de Estado Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica). A parceria entre a Prefeitura de Corumbá e Governo do Estado viabilizou a mobilização do Governo Federal que destinou efetivo e equipamentos – inclusive aviões e helicópteros – para ações de controle aos focos de incêndios florestais.

“A Prefeitura tem sido fundamental para que esse processo que integra as bases aqui. É a partir de Corumbá que vamos fazer toda a coordenação”, disse o secretário Jaime Verruck. “É um momento de integração, de juntar forças para gente fazer o combate ao incêndio. Conseguimos fazer uma ação junto com a Prefeitura e trazer o Ministério da Defesa; a Marinha; o Ibama com seus brigadistas e temos todo o apoio do Corpo de Bombeiros. Essa ação integrada, junto com os decretos [Situação de Emergência Ambiental] é fundamental para que a gente possa ter ações e solicitarmos apoio do Governo Federal”, afirmou.

Titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Verruck explicou que a visita a Corumbá, nesta terça-feira, vai permitir conhecer, de perto, o cenário real do problema e avaliar novas medidas. “Estamos aqui para, junto com o prefeito Marcelo Iunes, verificarmos o que mais é necessário e como podemos apoiar ainda mais as ações, ver o que pode ser feito além do que está sendo executado e trabalharmos integrado com a Prefeitura Municipal”, ressaltou o secretário.

Eduardo Riedel também destacou a importância da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Corumbá nas ações de combate às queimadas no Pantanal sul-mato-grossense. “Não conseguiríamos fazer um combate dessa proporção, a uma situação como essa, sem uma coordenação integrada da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado e com a União. Estamos franqueando uma operação grande em termos de equipamento, estrutura, aeronaves, homens para que juntos possamos fazer esse enfrentamento. Nossa obrigação é atuar firmemente, o governador Reinaldo Azambuja nos pediu que viéssemos aqui presencialmente para olhar a situação, dialogarmos para que tenhamos uma avaliação e possamos suprir qualquer deficiência”, completou o secretário de Estado de Governo.

O prefeito Marcelo Iunes, que recepcionou os secretários estaduais no Aeroporto Internacional, reforçou que a Administração Municipal atua de acordo com suas atribuições e segue articulando a execução de ações para garantir a continuidade dos trabalhos de combate às queimadas. “Essa ação é resultado da articulação entre a Prefeitura de Corumbá e Governo do Estado com apoios do deputado estadual Evander Vendramini e da Câmara Municipal. Juntamos forças e continuamos em busca de soluções para esta questão ambiental que tem afetado não só nosso bioma, mas toda nossa população”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Iunes também agradeceu o empenho do governador Reinaldo Azambuja, que “não mede esforços” em garantir ações que tragam o bem estar e qualidade de vida para a população corumbaense. “Esse alinhamento político que trabalhamos com Governo do Estado é importante para a nossa cidade”, disse. O prefeito destacou também que a Prefeitura reestruturou o Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal de Corumbá para garantir ações ao longo de todo o ano. Integram o Comitê os seguintes órgãos: Fundação do Meio Ambiente do Pantanal; Secretaria Municipal de Governo; Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil; Câmara Municipal de Corumbá; Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo); Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul; Polícia Militar Ambiental (PMA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embraba Pantanal) e Sindicato Rural de Corumbá/MS.

Também estiveram no Aeroporto, o presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Roberto Façanha; o vereador Manoel Rodrigues e o prefeito de Ladário, Iranil Soares.