Município reavalia medidas restritivas

No dia 15 de julho, Corumbá registrou a maior alta de caso de Covid-19, 47 novos casos, totalizando 644 casos positivos, 5.696 testados, 81 guardando resultado e 16 óbitos. Sendo 2 na data de hoje, dia 15/07, de um senhor de 73 anos, que possuía doença pulmonar crônica e hipertensão, e uma senhora de 89 anos, com doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão, ambos estavam internados na Santa Casa de Corumbá.

Comparando as últimas quinzenas epidemiológicas sendo a primeira de 14/06 a 27/06, e a segunda de 28/07 à 11/07, observou-se um aumento de 177% do números de pessoas infectadas.

Como conta o Secretário de Saúde, Rogério Leite “em virtude do crescente aumento de casos positivos, do aumento da taxa de internação e da alta taxa de positivação no Drive Trhu temos que rever as medidas restritivas. O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública se reuniu e encaminhamos ao Prefeito uma série de sugestões visando diminuir a velocidade de disseminação do vírus”.

O Prefeito, Marcelo Iunes conta que as medidas serão revistas “recebemos do COE algumas sugestões que agora junto com os Secretários Municipais vamos analisar a implementação das medidas. Nosso objetivo nunca será de prejudicar ninguém e nem de fechar nada, porém a curva está em plena ascensão, infelizmente parcela da população não entende e continua a se aglomerar, não tomam os cuidados necessários. Criamos um grupo específico de fiscalização, mas é humanamente impossível fiscalizar todos os munícipes. Muitos não possuem consciência social. Nós vamos publicar outro decreto.”

“Cumprindo o compromisso firmado, hoje foi entregue parte da ala hospitalar que foi reformada para atender pacientes exclusivos Covid”, complementa o Chefe do Executivo Municipal.

Dos casos confirmados 58,23% estão recuperados; 36,96% em isolamento; 2,33% internados e 2,48% foram a óbito. Diariamente é publicado no site da Prefeitura de Corumbá o boletim epidemiológico com as informações do Covid-19.