Com catadores de recicláveis, Prefeitura trabalha no apoio à constituição de cooperativa

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, realiza uma série de ações junto às associações de catadores de materiais recicláveis. As inciativas permitiram capacitação individual dos catadores e preparação do processo para transforma as associações em cooperativas.

O Município trabalha, conjuntamente com as duas associações de catadores de recicláveis, a estruturação, regularização dessas associações, a ajuda na administração na venda do material. São visitas mensais, junto aos CRAS que ajudam a capacitar os catadores para a futura transformação em cooperativa. O material reciclável recolhido no aterro sustenta mais de 100 famílias de catadores.

No decorrer do ano de 2018, a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP) realizou diversas reuniões, capacitações e encontros com os catadores de recicláveis, a reuniões objetivaram conhecer, levantar e atender as necessidades emergenciais de cada associação.

Gestão 2018

Os encontros aconteceram no aterro controlado no Cras II e na própria sede da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. Os encontros são registrados em ata e assinados por todos os presentes. Quando a reunião é realizada no aterro controlado, a Fundação entra em contato com os presidentes de cada associação e, por meio de cada presidente, solicita a presença dos associados. As reuniões neste caso, são realizadas no Galpão de triagem dos catadores. Quando a reunião é realizada nos CRAS II, a Fundação entra em contato com a Coordenação do referido CRAS e agenda o espaço para a reunião.

No dia 18 de julho daquele ano, o Núcleo de Educação Ambiental da FMAP se reuniu com os catadores de recicláveis do Aterro Controlado e tratou da comercialização de materiais recicláveis; quantidade de prensas; formação de apenas uma Associação de Catadores de Recicláveis e curso de capacitação sobre Associativismo.

Já no dia 23 do mesmo mês, houve reunião da Fundação com os presidentes das duas Associações de Materiais Recicláveis. O encontro abordou questões referentes à reivindicação no aumento do valor de comercialização de recicláveis (plástico, papelão e metais) e a solicitação de desocupação do espaço ocupado em um galpão.

Reuniões nos dias 24 e 25 de julho trataram da comercialização dos materiais recicláveis com empresa especializada no ramo; preço de materiais comercializados; viabilização de equipamentos (prensa, balança, entre outros); acordar diante dos associados sobre a comercialização de materiais recicláveis com a nova empresa; tratar dos custos de venda de cada material reciclável e estabelecer uma nova função para cada associado. Com informações da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.

Confira a sequência das demais reuniões do ano de 2018, e temas discutidos com os catadores de materiais recicláveis.

DATA: 01.08.2018

PAUTA: Junção das duas Associações de Materiais Recicláveis para torná-los cooperativa; Captação de recursos por meio de cooperativas e Reunião marcada para o dia 08 de agosto.

DATA: 02.08.2018

PAUTA: Entrega de Equipamentos de Proteção – EPI e Entrega de Balança Eletrônica pela Empresa BERPRAM RECICLÁVEIS.

DATA: 08.08.2018

PAUTA: Junção da duas Associações de Recicláveis; Data para uma nova reunião.

DATA: 20.08.2018

PAUTA: Realização da votação para a junção da duas Associações de Recicláveis com a Associação Preservadores do Meio Ambiente – PRMA; Data para uma nova reunião.

DATA: 27.08.2018

PAUTA: Realização da votação para a junção da duas Associações de Recicláveis com a Associação Vale da Esperança – ARVE; Capacitação dos catadores.

DATA: 24.09.2018

PAUTA: Cadastro de novos catadores; Conflitos dentre as duas Associações; Segurança no Aterro controlado; Policiamento dentro do lixão.

DATA: 29.10.2018

PAUTA: Inscrição no curso de associativismo oferecido pelo SENAR/MS; Funcionamento, data e hora do curso.

DATA: 30.10.2018

PAUTA: Realização do curso de Associativismo.

DATA: 08.11.2018

PAUTA: Oferecer minicurso de Árvore de Natal de Revista usada; Inscrição dos interessados e realizar o curso.

DATA: 13.11.2018

PAUTA: Campanha de arrecadação de garrafas PET.