Com apoio da Prefeitura, Incra inicia entrega de títulos definitivos dos lotes para agricultores familiares

Agricultores familiares dos assentamentos Tamarineiro II Sul e Paiolzinho, em Corumbá, começaram a receber os títulos definitivos dos lotes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MS). Essa primeira etapa vai beneficiar 152 produtores. Na tarde desta quinta-feira, 02 de julho, o Incra fez uma entrega simbólica com a participação de seis famílias dos dois assentamentos rurais.

Chefe da Unidade do Incra em Corumbá, Dorival Canavarro dos Santos, informou que a primeira etapa vai contemplar 112 famílias do assentamento Tamarineiro II Sul e outras 40 do Paiolzinho. “Vamos entregar os títulos lote por lote, de casa em casa”, disse Dorival. “Agradeço ao prefeito Marcelo Iunes que sempre nos atendeu. A entrega nos lotes contará com apoio da Prefeitura”, complementou ao se referir ao auxilio na locomoção dos servidores do Incra.

Depois de recebido, o agricultor terá de esperar cerca de 40 dias para fazer dar início ao processo de registro do lote em seu nome no cartório. É que o Instituto ainda vai digitalizar a documentação – de todos os 112 beneficiários – na Superintendência em Campo Grande e encaminhar para o cartório de registro de imóveis. O INCRA prevê pelo menos mais duas etapas de entrega dos títulos definitivos de domínio dos lotes nos assentamentos de Corumbá.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Yussef Salla destacou o empenho da Prefeitura e do Legislativo Municipal para garantir, junto ao Incra/MS, a concretização de um sonho antigo dos agricultores familiares. “Destaco o esforço do Incra e o empenho da Prefeitura nessa iniciativa. Foi uma luta incansável da Câmara que agora está concretizada. Vocês [agricultores] mostram que é possível fazer, produzir. Temos nos assentamentos rurais de Corumbá uma produção de qualidade”, disse o parlamentar.

“É um dia muito importante para nós da Prefeitura e especialmente para vocês, produtores dos assentamentos de Corumbá, que há mais de duas décadas esperam pelo titulo de domínio do seu lote”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes. “Na Prefeitura trabalhamos para garantir qualidade de vida para vocês nos assentamentos. Estamos mantendo manutenção constante nas estradas vicinais; trabalhamos com o PAA Federal e temos o PAA Municipal para garantir a compra direta da produção de vocês. A Prefeitura tem esse compromisso com o incentivo à produção, quanto mais produzirem, mais vamos comprar de vocês”, salientou o chefe do Executivo Municipal.

Iunes reforçou que a Prefeitura está dando total apoio ao Incra para viabilização dos títulos definitivos aos beneficiários. “Vamos dar suporte para a entrega dos documentos em cada lote. Isso dá tranquilidade para cada beneficiário”, completou o prefeito.

Morando há 25 anos no Tamarineiro II Sul, o casal Rosalina Damas Rosa Rochembach e Albino Rochembach, recebeu o título definitivo do lote na tarde de ontem. “É muito importante para nós. O título de posse abre muitas portas. Nos bancos, por exemplo, para buscarmos financiamento era difícil antes. Agora, com o título de posse facilita”, disse o senhor Albino antes de agradecer a Prefeitura e ao Incra.