Centro de Especialidades Médicas é entregue e materializa sonho da população Corumbaense

No dia 03 de julho o Prefeito, Marcelo Iunes e o Secretário de Saúde, Rogério Leite entregaram a obra do Centro de Especialidades Médicas. São mais de 1 mil m², divididos em 32 espaços individuais, consultórios, salas para exame, recepções, copa, cozinha e banheiros.

“Estou realmente muito feliz, este é um dia especial, é um sonho realizado como cidadão corumbaense. Essa história que começou em 2009 e infelizmente não saiu do papel. Refizemos o projeto, conseguimos o recurso junto ao FIS, a obra começou em outubro de 2018 e hoje mantemos o compromisso de fazer o melhor para a nossa população. Um prédio moderno, amplo e aconchegante para atender nossa população, e também proporcionar aos servidores mais conforto e dignidade”, declara o Chefe do Executivo Municipal, Marcelo Iunes.
A obra teve o custo de R$978.000,00, recursos Estadual com contrapartida do Município.

Segundo Piso

Durante a inauguração o Prefeito, Marcelo Iunes conta que em breve as obras do segundo piso irão começar, “em outra oportunidade trouxemos o Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende aqui e mostramos o tamanho da obra, reiteramos a importância da reforma do segundo piso. Na segunda-feira já assinei a abertura da conta específica para o recebimento de 1,5 milhão para a reforma do segundo piso, autorizando o Estado a fazer o convênio. Recurso repassado pelo Governador Reinaldo Azambuja, grande parceiro da cidade e da administração municipal”.

O Vereador e Presidente da Comissão de Saúde, Domingos Albaneze conta “como médico estarei diariamente trabalhando neste local, realizando ultrassom e pequenas cirurgias, é uma estrutura que realmente dará condições aos profissionais realizarem o atendimento. Como Presidente da Comissão vim aqui a um tempo atrás e não imaginávamos que ficaria pronto tão rápido, um trabalho colossal, um sonho de muitos anos que o Secretário Rogério conseguiu com muito mérito. Parabéns ao Prefeito e ao Secretário”.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite, relata “esta obra estava no nosso plano de governo, um sonho que conseguimos tirar do papel, essa foi uma obra muito grande, praticamente só as paredes foram aproveitadas. Diariamente cerca de 450 pessoas serão atendidas, aqui materializa o compromisso com a saúde da população, e também em proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores. Hoje é uma realidade, que faz valer a pena a posição que ocupamos. Obrigada a todos os servidores envolvidos”.

Especialidades Médicas

O Centro de Especialidades Médicas funciona das 7 às 21h, e possui 19 especialidades médicas, são elas: Clínica Geral, Dermatologia, Ortopedia, Geriatria, Endocrinologista, Cirurgia Geral, Urologia, Psiquiatria, Gastroenterologista, Anestesista, Cirurgia Vascular, Neuro Pediatra, Pediatria, Oftalmologia, Nefrologista, Cirurgião Pediátrico, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutricionista. E 7 exames: Ultrassonografia, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, RX, Teste da Orelhinha e Audiometria.

CEM leva o nome de ex-prefeito de Corumbá

Fadah Gattas foi nomeado para o cargo de prefeito em seu primeiro mandato uma vez que, nas eleições de 1982, Corumbá ainda era considerada uma “área de segurança nacional” sem a realização de eleições para prefeito. Depois de interromper o mandato para se lançar como deputado constituinte, voltou à Prefeitura após vencer as eleições de 1988.

Terminado o seu segundo mandato, em 1992, Fadah optou por abandonar a vida pública e se dedicar ao ambiente de negócios agropecuários e à Academia Corumbaense de Letras, onde escreveu e publicou contos literários.

Formou-se médico na Universidade do Brasil, que hoje é a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1945. Foi médico sanitarista nos portos e aeroportos localizados nas fronteiras do Brasil de 1951 a 1981, sobretudo na cidade de Corumbá e também em Ladário, no Mato Grosso.

Atuou no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas (IAPETEC), depois incorporado ao Instituto Nacional da Previdência Social (INPS). Foi médico credenciado em Cirurgia Geral no INPS na seção de Acidentes do Trabalho e Assistência Médica.

Médico especializado e pós-graduado, atuou como presidente da Liga Árabe de Corumbá. Foi casado duas vezes. A primeira com a artista plástica Marina Sadi Gattass, com quem teve os filhos Ricardo, Sérgio e Marcelo. Posteriormente casou-se com Luiza Carmem Gonçalves de Oliveira Gattass, com quem não teve filhos.

Faleceu no dia 3 de junho de 2008, aos 87 anos de idade, na Santa Casa de Campo Grande. O prefeito de Corumbá, médico e pecuarista foi vítima de falência múltipla dos órgãos. O corpo foi velado no Sindicato Rural da cidade.

O CEM está localizado na R: Cabral, n°1263, antiga Clínica São José, tel.:3907-5346.