Central de agendamento para testes do Covid-19 funciona aos finais de semana

Desde sua implementação, em 11 de maio, o drive thru Corumbá já testou cerca de 1500 pessoas. Atualmente, sua capacidade foi ampliada para a realização de até 600 exames por semana, sendo 110 exames de biologia molecular, os RT PCR e 90 testes rápidos ao dia. Ao todo, serão 600 exames por semana no município, as segundas, quartas e quintas.

O Diretor de Saúde do Corpo de Bombeiros e Assessor Técnico do Governo do Estado,  Coronel Marcello Fraiha explica “percebemos que em todo o Estado o número de ligações aumenta nos dias que tem há testagem, porém o exame não é marcado para o mesmo dia. Aos finais de semana as pessoas estão descansando, ou com os familiares, e muitas vezes esquecem que estão doentes. Precisamos da ajuda da população, pois cada vez que aumenta o número de infectados sobrecarrega todos os serviços de saúde.”

 

Além disso, os dois testes se diferenciam em relação ao diagnóstico, conforme explica o Secretário de Saúde, Rogério Leite “o teste RT PCR, que é o de biologia molecular,  é indicado do 3º ao 7º dia dos sintomas, e detecta o vírus na pessoa; o rápido, a partir do 8º dia dos sintomas gripais, detecta os anticorpos adquiridos ao entrar em contato com o vírus. Na triagem realizada pelo telefone definem qual exame mais indicado. O Estado disponibilizou três linhas para marcação dos exames, que funcionam das 8h às 18hs, sábado, domingo e feridos”.

 

Corumbá

Os testes são realizados somente mediante agendamento prévio, no pátio SAMU (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), localizado à Av. Nossa Senhora da Candelária, s/nº, Bairro Universitário, e no antigo CAES, R: América, 1576, com testes às segundas, quartas e quintas.

No Samu são agendadas coletas de pessoas que possuam veículos, sendo que os testes rápidos e pessoas que não possuem carro ou menores de 12 anos, são agendados e encaminhados para ao antigo CAES.

O agendamento é feito pelos telefones: 67 98472-8850; ‎67 98467-4573 e 67 98473-2408. Das 08h às 18h, todos os dias, inclusive sábado, domingo e feriados.