Agricultura familiar lança programa de incentivo aos produtores

AGRICULTURA FAMILIAR LANÇA PROGRAMA DE INCENTIVO AOS PRODUTORES

 

Visando destacar o trabalho desenvolvido pelos pequenos produtores rurais dos assentamentos de Corumbá, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar lançou nesta terça feira, 07/07, o programa Cozinhando no Campo. É uma produção em parceria com a Assessoria de Comunicação Institucional da Prefeitura Municipal de Corumbá que tem como objetivo mostrar para a população como chegaram, como vivem, o que produzem e quais os pratos preferidos dessa gente do campo que hoje já é responsável por uma boa fatia do abastecimento do mercado de hortifrutigranjeiros do município.

“Quando conversamos sobre esse programa, senti que, enfim, a Prefeitura estaria dando a visibilidade que a agricultura familiar merece, a partir do resgate das histórias dessa gente que chegou aqui há mais de 30 anos e que hoje é de suma importância para o abastecimento da cidade”, disse o prefeito Marcelo Iunes, grande incentivador do projeto. Ele lembrou que os pequenos produtores rurais são responsáveis por alimentar centenas de famílias de baixa renda que recebem os produtos comprados através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

“Essa parceria é tão importante que até criamos um projeto municipal que, este ano ainda, começa a ser executado”, afirmou. O Plano de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM), vai destinar verbas para a compra de alimentos produzidos nos assentamentos e direcioná-los para as famílias de baixa renda do município, devidamente cadastradas nos programas sociais.  “Isso só está sendo possível porque a Agricultura Familiar está em expansão e a produção é cada vez maior e de melhor qualidade”, afirmou o prefeito.

O programa tem três blocos e mostra as atividades desenvolvidas nos sítios como a criação de gado, o beneficiamento do leite, a criação de suínos ovinos e caprinos, além de galináceos e a plantação de hortaliças e lavouras. No fogão a lenha tem sempre uma receita da roça para temperar a produção, tudo feito com o que é criado e plantado no campo. “A ideia é promover o conhecimento culinário das pessoas do campo, para que as pessoas da cidade conheçam como é essa alimentação, os produtos que elas plantam e consomem”, explicou Lúcio Gabriel  Nascimento e Sá, secretário especial de Agricultura Familiar.

No primeiro programa, lançado nesta terça feira, a gravação foi feita no Assentamento Taquaral, no lote do professor Jairto Moreira. A mãe dele, dona Helena, preparou uma galinha caipira com macarrão, e o Jairto fez uma costelinha de porco frita ao ensinar como se faz o torresminho e se retira a banha do porco. A família tem uma história de 33 anos na região onde se enraizou desde o acampamento para conseguir o loteamento da fazenda e a formação do assentamento, hoje, um dos sete existentes em Corumbá.

“Nós queremos mostrar como é a simplicidade no campo, como a parte da agricultura e a parte da culinária andam juntas”, enfatizou Lúcio, para quem o programa terá outro ponto importante que será mostrar como é produzido o alimento que é vendido para a população nos mercados e feiras. “É dessa forma que queremos valorizar cada vez mais o nosso produtor e fazer com que a população dê mais credibilidade a tudo o que é plantado e criado aqui em nossa cidade pela nossa agricultura familiar”, concluiu.

Assista ao vídeo clicando no link abaixo:

http://https://www.youtube.com/watch?v=m-9BgweNGtQ