Obras de pavimentação e drenagem levam infraestrutura e qualidade de vida para população

A Prefeitura de Corumbá está levando pavimentação para os mais variados cantos da cidade. Na alameda São José, no bairro Nossa Senhora de Fátima, o Município pavimenta o local com blocos de concreto (lajotas sextavadas) e também executa a drenagem da via. O prefeito Marcelo Iunes, juntamente com o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos Ricardo Ametlla, acompanhou o andamento dos serviços na manhã desta terça-feira, 12 de maio.

Para os moradores a iniciativa é a concretização de um sonho e traz maior qualidade de vida. “Acredito que nós estamos sendo privilegiados. Moro aqui tem quarenta e um anos e nunca os prefeitos visualizaram esse trecho”, disse Marismar Soares Santana, um dos primeiros moradores da alameda São José. “Está progredindo, melhorando”, completou.

Também morador da alameda, Luan Vital da Silva vê como amplamente positiva a chegada da pavimentação. “Essa lajota está trazendo benefícios. Além de acabar com o lamaçal, traz segurança pra gente”, afirmou.

O secretário de Infraestrutura, Ricardo Ametlla, informou que a Prefeitura executa a pavimentação de alamedas “com recursos próprios”, provenientes de impostos que o cidadão paga. Ele destacou que as ações do Executivo Municipal são percebidas em todos os pontos da cidade. “Estivemos em todos os bairros fazendo obras infraestrutura, pavimentação e drenagem”, salientou.

“São quase 20 alamedas lajotadas em Corumbá, isso com recursos próprios do Município. Vamos lançar, nos próximos dias, um programa com pavimentação de mais de 30 alamedas em conjunto com o Fonplata. Em termos de asfalto, pavimento novo, temos em torno de 250 quadras e, de recapeamento com asfalto novo, mais umas 350, totalizando umas seiscentas quadras”, destacou Marcelo Iunes.

O prefeito salientou que os recursos do financiamento do Fonplata têm sido importantes para o avanço da infraestrutura urbana da cidade. Contudo, muitas ações são executadas com recursos próprios da Prefeitura Municipal. “O Fonplata está sendo muito importante, mas lembrou à população, que muitos recursos próprios também foram investidos em Corumbá com realização de obras em postos de Saúde, drenagem, lajotamento e melhorias nas escolas. Fazemos uma gestão planejada e com projetos viáveis”, complementou o chefe do Executivo corumbaense ressaltando o apoio do governador Reinaldo Azambuja e das bancadas parlamentares estadual e federal nas ações.

Guarani e Cristo Redentor

Ainda na manhã desta terça-feira, dia 12, o prefeito esteve no canteiro de obras da rua Bahia, no bairro Guarani. Lá a Prefeitura faz a pavimentação e drenagem da via no trecho entre as ruas Marechal Floriano e a Cyríaco de Toledo.

“Era um dos anseios mais antigos dos moradores do bairro Guarani. Estamos em fase final para a implantação do asfalto. Essa ação vai dar qualidade de vida para todos que moram aqui, eleva autoestima e dá maior dignidade. Nosso trabalho é esse, levar obras para os quatro cantos da cidade”, frisou Marcelo Iunes. A Prefeitura finalizou recentemente as obras de drenagem profunda e nova pavimentação asfáltica da rua Cyríaco de Toledo entre as ruas Pernambuco e Bahia. “Era um convênio antigo, de administração anterior, que conseguimos a recuperação, iniciamos e estamos concluindo as obras previstas”, complementou.

No bairro Cristo Redentor a Prefeitura fez, no ano passado, a abertura do acesso direto da rua Dom Pedro II e 15 de Novembro, a partir da remoção de uma elevação com a devida pavimentação do local. Agora, o Município finaliza a implantação de muros de arrimos (nos dois lados da via) e de escadarias com proteção para segurança dos moradores.