Corumbá homologa 10 leitos contra Covid-19, com presença do Secretário Estadual de Saúde

No dia 08 de maio, o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende homologou a inclusão de 10 novos leitos de Terapia Intensiva na Santa Casa de Corumbá. A medida está dentro do Plano de Ação do enfrentamento ao Covid-19.

O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende relata que o Estado aumentou a capacidade de internação, “em parceria com os Secretários e os Prefeitos construímos em pouco tempo a rede de apoio que vai dar sustentação ao atendimento da população sul-matogrossense. Houve um envolvimento muito grande do Secretário Municipal, através do COSEMS-Conselho de Secretários Municipais de Mato Grosso do Sul, que é presidido pelo Rogério Leite, e está sendo mostrado uma organização que possibilita termos 43% de leitos novos de UTI frente ao que  já existe, sendo que até o momento a taxa de ocupação não ultrapassou 5%”.

“Nosso Estado está na última posição de casos positivos de Covid, e um dos últimos em óbitos. Nosso grande desafio é que estamos no último lugar em isolamento social, o inimigo quer encontrar um hospedeiro, que são os seres humanos, então ficar em casa e o distanciamento social, vai possibilitar a termos menos casos em MS”, complementa Geraldo.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite conta como o município está se preparando para atender os possíveis casos, “estamos trabalhando para que tenhamos a estrutura necessária para absorver a demanda no auge da epidemia. Anexo ao pronto socorro, no antigo PAM, será um local específico para atender somente os pacientes sintomáticos de síndromes gripal, assim como a UPA. Quando tudo estiver em pleno funcionamento vamos avisar a população”.

Presente na visita, a Deputada Federal, Bia Cavassa avaliou como um momento de união, “é uma satisfação muito grande estarmos recebendo o Secretário Estadual de Saúde, que tem demostrado um grande trabalho, é muito importante que ele venha em loco. Todas as forças políticas devem estar unidas, para que possamos combater esse maior inimigo que é o vírus do Covid-19. Estamos à disposição para auxiliar toda a rede de saúde pública”.

O Deputado Estadual, Evander Vendramini relata “Corumbá está atendendo o que se espera em saúde pública, leitos para o Covid, que torcemos para que não sejam todos utilizados, e o andamento da obra do Pronto Socorro, em um espaço moderno novo, uma obra magnifica, isso é reflexo do cuidado que a administração  está tendo pela cidade”.

O Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes reforça que o município está trabalhando  em todas as frentes ao combate ao Covid-19 “já publicamos diversos decretos visando a segurança da população. Temos que agradecer  aos Deputados Estaduais, Evander Vendramini, Antônio Vaz, Contar e Jamilson Name, pelas emendas parlamentares, utilizadas no enfrentamento ao COVID-19 e ao nosso Governador Reinaldo Azambuja pela atenção  dispensada  na formatação destes leitos, e de outros que ainda estão em andamento. Agora está em fase de habilitação junto ao Ministério da Saúde, para que haja o repasse referente as internações”, conclui o Chefe do Executivo Municipal.

Fotos: Gisele Ribeiro