Primeiro paciente infectado em Corumbá pelo Covid-19 recebe alta hospitalar

No dia 11 de abril, sob aplausos da equipe de saúde, após 8 dias internado, Aparecido José Brandão, de 48 anos, primeiro paciente a contrair o novo coronavírus em Corumbá teve alta hospitalar. Aparecido, procurou o Pronto-Socorro no dia 03 de abril, onde teve o diagnóstico suspeito pela equipe e logo foi encaminhado ao Centro de Tratamento Intensivo da Santa Casa, pelo quadro clínico que se encontrava.

Na saída do Hospital, emocionado, Aparecido agradeceu todos os profissionais, “muito obrigado a todos que cuidaram de mim, que estão colocando suas vidas em risco. Deus abençoe todos vocês”.

O Secretário de Saúde, conta qual foi à ação da vigilância em relação à notificação, “após a suspeita que o paciente estava contaminado a secretaria de saúde municipal, entrou em contato com a Estadual e solicitou o envio da cloroquina, para que a equipe pudesse iniciar o tratamento, e monitorou todos os contactantes do paciente, que foram 19 ao total, os que apresentavam sintomas foram testados e o resultado foi negativo para todos. A saúde na nossa cidade funciona em rede e há uma sinergia grande entre os profissionais, todos unidos pela vontade de cuidar das pessoas e salvar vidas, tanto a equipe do PS, como do Hospital. A recuperação do Aparecido é uma vitória pessoal dele, e também de todos os profissionais envolvidos”.

O médico infectologista do município, Dr. Hilton Luiz Alves Filho, que faz parte da equipe da Vigilância, destaca “nosso trabalho se estende a assegurar atendimento, diagnóstico e tratamento adequado ao paciente doente, mas também a identificar e bloquear a transmissão para outras pessoas. A vigilância em saúde é ativa, sistemática e contínua gerindo os bastidores da saúde pública e individual da nossa cidade, o que fica evidente durante essa pandemia é o trabalho sem descanso de toda equipe para conseguirmos atender com dignidade toda a população”.

“Apesar de ainda não concluídas as investigações é muito provável que a transmissão do novo coronavírus seja comunitária na cidade de Corumbá e região, isso significa que já não conseguimos definir a fonte do contágio desse paciente positivo o que só reforça a necessidade do isolamento social e das demais medidas de higiene e cuidado. Segue o apelo para que todas as pessoas que puderem: Fiquem em casa!”

O Prefeito Marcelo Iunes relata que estava acompanhando o caso, “é uma felicidade para nós saber que o Aparecido teve alta hoje, e que ele como seus familiares estão bem. Estávamos acompanhando sua evolução, e torcendo pela sua vitória, pedi para toda a equipe de saúde o cuidado com ele e os demais pacientes. Somos gratos pelo comprometimento de todos”.

“Estamos empenhados em aumentar a capacidade de atendimento da rede, e prover os materiais necessários para os profissionais de saúde, que realizam um trabalho de suma importância. Mas reforçamos mais uma vez, que todos, sigam as orientações e fiquem em casa, só saiam quando extremamente necessário”, conclui o chefe do Executivo Municipal.

Foto: Renê Márcio Carneiro