Para cumprir carga horária do MEC, Corumbá inicia aulas programadas nesta segunda-feira

A Secretaria Municipal de Educação inicia nesta segunda-feira, 6 de abril, as Atividades Programadas na Rede Municipal de Ensino de Corumbá (REME). Todo processo ocorrerá à distância, sem a presença dos alunos em sala de aula.

“Estamos seguindo as recomendações dos órgãos de Saúde e do prefeito Marcelo Iunes para evitar a proliferação do COVID-19, mas precisamos cumprir a determinação do Ministério da Educação (MEC), que estabelece a obrigatoriedade de 800 horas/aula por ano”, explicou o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu. A princípio essas Aulas Programadas se encaixam nas 800h e não nos dias letivos que serão flexibilizados.

Os técnicos da Secretaria de Educação já prepararam o material didático que será usado pelos estudantes durante as próximas duas semanas. Todo o material ficará disponível na internet, no site da Prefeitura de Corumbá, no link da REME no formato de Plataforma Online e também com versões impressas nas escolas.

“Os pais que não tiverem condições de acessar a internet podem buscar esse material na escola, em horário e dias determinados pela gestão escolar para não haver aglomerações”, complementou o secretário de Educação.

“Os professores retornarão às escolas nas segundas, terças e quartas-feiras, em forma de escala, por horários definidos pela direção escolar, sem aglomeração, para trabalhar as próximas atividades que serão enviadas para a plataforma digital. Reforçamos que os professores não vão atender ao público, apenas cumprir expediente interno”, continuou Genilson.

Ressaltamos que cada Professor criará um Canal de Comunicação com a família para repassar as informações. Solicitamos, em caráter de urgência, que os responsáveis que mudaram o número do telefone DEVEM informar o quanto antes as escolas. Devem ligar para a Unidade Escolar e fazer a atualização.

A comunidade poderá ser atendida via telefone e e-mail que serão disponibilizados pelas unidades de ensino. Nas escolas rurais, na Região das Águas e nos locais de difícil acesso, a coordenação vai marcar um dia para que pais possam retirar esses materiais didáticos.

Kit merenda escolar

O secretário municipal de Educação reforçou que o kit merenda escolar será entregue nos próximos dias. Poderão receber os alimentos os estudantes matriculados na REME e são beneficiários do Bolsa Família. “Cada estudante da Rede Municipal inscrita no programa do Governo Federal receberá um kit, independente se for 2, 3 ou 4 criança por família”, completou Genilson Canavarro de Abreu.

O cronograma, assim que finalizado, será amplamente divulgado. “Já informamos que a família deverá levar no dia do recebimento o número do NIS, o Cartão Bolsa Família, CPF, Comprovante de Residência e CÓPIA do RG do recebedor (beneficiário)”, lembrou o secretário de Educação. O Kit Merenda Escolar é composto de 5kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 litro de leite, 500g de macarrão, 1 lata de sardinha, 1 extrato de tomate, 1 pacote de biscoito cream cracker 400g.