Esclarecimento sobre Cadastro de Famílias para Auxílio Emergencial

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, orienta para que a população fique em casa, pois quem não está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) poderá se inscrever por meio de um aplicativo que será lançado nesta terça-feira (7) pelo Governo Federal.

Informa, ainda, que nenhuma alteração ou novo cadastramento no CadÚnico influenciará no recebimento do auxílio emergencial que será pago pelo Governo Federal, por isso, reforça que a população não vá aos CRAS neste momento, atenda às orientações de isolamento social como medida de prevenção contra a disseminação do Coronvírus e acesse o aplicativo que será implantado.

Esclarece que somente realizarão o saque do auxílio emergencial de pessoa inscrita no CadÚnico aqueles que se inscreveram até o dia 20 de março de 2020. Aos que tem o perfil, mas não conseguiram a inserção até esta data, deverão aguardar o lançamento do aplicativo em casa. Com isso, o Ministério da Cidadania tentará identificar os trabalhadores informais, microempreendedores individuais e os contribuintes da Previdência Social. O ministro Onyz Lorenzoni acredita que cerca de vinte milhões de trabalhadores estão fora da base de dados do governo.

Os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) não precisam utilizar o aplicativo, o pagamento deles será efetuado automaticamente. O calendário do PBF continua o mesmo.