Corumbá possui 3 viajantes contaminados pelo Covid-19

A Secretaria de Saúde informa que 3 homens que vieram para Corumbá, no dia 24 de abril, para a prestação de serviço estão contaminados pelo Covid-19. Os trabalhadores realizaram o exame em um laboratório particular em Campo Grande, antes da chegada na cidade, conforme protocolo da vigilância do município.

Antes mesmo do resultado do exame, os homens já cumpriam o isolamento social, conforme foram orientados pela Barreira Sanitária, instituída no Posto Fiscal Lampião Acesso. De acordo com o protocolo da empresa contratante, só poderiam iniciar o serviço após a emissão do resultado.

Dois possuem 29 anos e o outro 31. No momento, permanecem em isolamento, assintomáticos e em bom estado de saúde geral. A Vigilância Epidemiológica do município está monitorando os rapazes.

A Secretaria Estadual de Saúde comunicou que os casos não serão contabilizados para Corumbá, devido a eles residirem em outros Estados, terem realizado exame em Campo Grande e estarem de passagem por tempo determinado na cidade.

Em Corumbá ao total, 86 pessoas já foram investigadas, 81 descartadas e 4 confirmados, e 1 caso suspeito.

Dos casos confirmados, 3 são importados, ou seja, de pessoas viajantes que chegaram contaminadas, um paciente já está recuperado, os demais seguem em isolamento.

O Município reforça a obrigatoriedade dos viajantes que chegam a Corumbá neste período de pandemia, mesmo assintomáticos, cumprir isolamento de 7 dias. A medida é estabelecida pelo Decreto 2.288 e o descumprimento pode acarretar sanções previstas no artigo 268 do Código Penal Brasileiro.

Devem ser tomados ainda todos os cuidados necessários, como higienizar bem as mãos, sair de casa somente quando necessário e sempre utilizar máscaras.