Exército inaugura placa em homenagem aos trabalhos do marechal Rondon em Corumbá

Como parte das comemorações dos 155 anos de nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – celebrados em 05 de maio –, o Exército Brasileiro inaugurou na manhã de hoje, 04 de março, uma placa em homenagem ao trabalho do marechal Rondon na instalação das linhas telegráficas no antigo estado do Mato Grosso integrado.

A solenidade, realizada em frente à sede da Administração da Hidrovia do Rio Paraguai (Ahipar), foi presidida pelo Comandante Militar do Oeste, general de Exército Lourival Carvalho Silva. Também participaram da cerimônia o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo Franco, general de Brigada Ronaldo Morais Brancalione; o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, e o primeiro-vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Tadeu Vieira.

O Exército fez a instalação de uma placa alusiva ao projeto cultural ‘Os Passos de Rondon’ homenageando os 116 anos da inauguração da estação telegráfica de Corumbá pelo marechal Rondon em 1° de janeiro de 1904, no local onde hoje funciona a Administração da Hidrovia do Rio Paraguai.

Localizado na rua 13 de Junho, 960, o prédio onde funciona a Ahipar foi construído em 1904 para sediar a mais importante Estação Telegráfica do então estado de Mato Grosso. Na época, Corumbá – um dos maiores centros de comércio fluvial do Brasil – contava com pelo menos 300 quilômetros de linha de postes para comunicação. A construção do prédio teve à frente o engenheiro mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon.

**Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC