Coordenadoria da SESAI/MS destaca apoio da Prefeitura nas ações de saúde indígena

O prefeito Marcelo Iunes recebeu nesta quinta-feira, 05 de março, a visita institucional do coordenador Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul, Eldo Moro. A Distrital faz parte da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), que é vinculada ao Ministério da Saúde.

No encontro, o coordenador da SESAI em Mato Grosso do Sul agradeceu o apoio do prefeito Marcelo Iunes ao polo da SESAI em Corumbá. Moro ressaltou que a parceria com a Prefeitura Municipal permite a execução de um trabalho qualificado junto à população indígena do município.

Eldo Moro reforçou ao prefeito que o Município pode pleitear recursos específicos em Brasília – como o Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAEPI) – uma vez que os indígenas também são atendidos na Rede Municipal de Saúde.

Cabe a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a Prefeitura de Corumbá mantém um Termo de Cooperação com a SESAI/MS que permite a disponibilização de profissionais da área de saúde – como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, vacinadores, por exemplo – para o atendimento das populações indígenas do município.

Iunes reforçou que o Executivo Municipal está sempre à disposição para executar ações que revertam no bem estar e melhoria da qualidade de vida da população. “O que precisar da gente e, se estiver dentro da nossa alçada, vamos ajudar e seremos parceiro. A Prefeitura está à disposição”, completou o chefe do Executivo Municipal.

Acompanharam a visita institucional o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite; o chefe de gabinete, Elbio Mendonça; o chefe de Serviços de Recursos Logísticos da SESAI/MS, Luiz Antônio Júnior; a assessora jurídica Djanir Barbosa; os técnicos da SESAI Valdeci e João Anastácio, o assessor Danilo Luiz e o chefe do Polo Corumbá da SESAI/MS, Elson Fonseca de Almeida.

**Foto: Clóvis Neto/PMC