Trabalho integrado da PM e Prefeitura reforça aparato de segurança no Carnaval

O aparato de segurança pública preparado para o Carnaval de Corumbá vai contar com efetivo superior a 300 componentes. Somente Guarda Municipal, Polícia Militar e segurança privada manterão 365 agentes no perímetro dos eventos carnavalescos ao longo de toda a folia. Há ainda equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AGETRAT).

De acordo com o comandante do 6° Batalhão da PM, tenente-coronel Massilon de Oliveira Silva Neto, as ações deste ano serão realizadas de maneira integrada com a Secretaria Municipal de Segurança Pública. “Esse ano, além de algumas novas medidas, contaremos com incremento do efetivo, como da própria PM, da Guarda Municipal e segurança privada contratada. Vamos, por exemplo, colocar barreiras para a revista de quem vai se deslocar para o circuito do carnaval, com policiais usando detectores de metais. Essas medidas são primordiais para evitarmos a presença de armas e objetos que possam ser utilizados de forma ilícita. Essa troca de experiência entre os órgãos envolvidos possibilitou melhorar ainda mais o esquema de segurança e também nos ajudou a resolver alguns problemas que tivemos no ano passado”.

Segundo o tenente-coronel a integração da PM corumbaense com a Prefeitura Municipal permitiu avanços nas ações para garantir melhor serviço de segurança aos foliões. “Vai nos ajudar muito a iluminação no perímetro da festa e também as podas das árvores. Isso dará um apoio ainda maior no trabalho de segurança, medida essa que já pôde ser sentida no próprio ensaio técnico (no domingo)”, disse.

O secretário Municipal de Segurança Pública, Edson Panes de Oliveira Filho, reforçou que o trabalho integrado com a Polícia Militar para garantir ações de segurança da população e turistas nos grandes eventos corumbaenses foi uma orientação do prefeito Marcelo Iunes.

“A Secretaria de Segurança Pública está trabalhando em sintonia e sinergia com a Polícia Militar, por determinação do prefeito Marcelo Iunes. Nosso planejamento começou no final do ano numa reunião na Associação Comercial com os órgãos de segurança e comerciantes. A partir daí realizamos reuniões periódicas, ao planejarmos com antecedência são maiores as chances de obtermos resultados positivos”, afirmou o secretário.

“O prefeito melhorou a iluminação na área da praça, determinando que fossem colocadas lâmpadas de Led; autorizou que fosse feita a cancela de entrada com revista via detector de metais. É importante frisar que é proibido entrar no perímetro do evento com garrafas. Outra importante definição foi o mapeamento do perímetro onde colocar as guarnições. Agradecemos ao tenente-coronel Silva Neto pelo trabalho, empenho e dedicação. E também agradecer ao prefeito que entende que a segurança é muito importante num evento desse tamanho “, finalizou o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

**Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC