Sala de situação acompanha o Novo Corona Vírus (2019-NCOV) e define fluxo de atendimento

Na manhã do dia 27 de fevereiro, profissionais da Secretária de Saúde se reuniram para monitorar e acompanhar a situação do Novo Coronavírus, além de discutir medidas preventivas, o fluxo de atendimento, e definir estratégias e ações adequadas para o seu enfrentamento.

Importante ressaltar que, no início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo Coronavírus em comparação com os demais vírus, por isto é fundamental observar se há histórico de viagem para a China, ou outros países com área de transmissão local, nos últimos 14 dias, ou contato próximo com alguma pessoa contaminada.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite conta que o município está se preparando para lidar com a doença, “não há motivo para pânico, mas estamos tomando todas as medidas necessárias caso surja em nosso município uma pessoa contaminada, para que toda a rede de atendimento esteja preparada para lidar com a situação”.

“Já fizemos algumas reuniões com diversos órgãos públicos responsáveis por ações na faixa de fronteira, principalmente pelos pontos de entrada do país, para discutir ações e protocolos de atendimentos, intensificando a Vigilância em Saúde região, como a Polícia Federal, Marinha, Exército, Agesa, Anvisa, Agência Municipal Portuária – AGEMP “, complementa o Secretário.

O médico infectologista do Município, Dr. Hilton Luiz Alves Filho, foi a Santa Casa de Corumbá e ao Hospital da Cassems, para prestar esclarecimentos sobre a conduta de isolamento, definindo fluxos desses atendimentos, caso ocorra um caso suspeito e ou confirmado no nosso município.

“A vigilância de casos suspeitos de síndromes respiratórias virais é constante e sistemática, associamos a estrutura já disponível e equipada para a vigilância da doença causada pelo Novo Coronavírus, contando com o apoio e capacitando várias instituições de saúde da região de Corumbá, Ladário e fronteira com a Bolívia”, esclarece o infectologista.

O Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes conta que está solicitando ações sobre o caso, “a administração municipal está atenta ao cenário nacional e internacional, temos cobrado uma atenção especial da Secretaria de Saúde e da Vigilância a respeito no Novo Coronavírus, uma doença nova que requer certos cuidados”.

Nos próximos dias a Secretaria de Saúde irá realizar uma capacitação para os profissionais da saúde, tanto médicos e enfermeiros, como para recepcionistas e profissionais da limpeza, sobre as condutas de prevenção, como uso de equipamentos de proteção individual.

Para evitar contaminação, recomenda-se medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Não compartilhar copo, talheres e canudos.