Reunião discute ações de vigilância em saúde na fronteira

No dia 04 de fevereiro, a Prefeitura de Corumbá por intermédio da Secretaria de Saúde convocou uma reunião com diversos órgão públicos responsáveis por ações na faixa de fronteira, principalmente pelos pontos de entrada do país, para discutir ações e protocolos de atendimentos, intensificando a Vigilância em Saúde região.

Na ocasião o Secretário de Saúde, Rogério Leite, falou sobe a importância de todos estarem preparados, “estamos fazendo essa reunião com atores atuantes em portos, aeroportos e na fronteira seca para alinharmos as ações e o fluxo de atendimento ao estrangeiro que possui procedência de países com casos comprovados do corona vírus e que apresentem sintomas da doença”.

As ações de sensibilização dos funcionários dos postos de atendimentos aos estrangeiros, bem como as os procedimentos de limpeza e desinfecção destes locais, utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), estão sendo definidas conforme os protocolos do Ministério da Saúde e da Anvisa- Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Cabe ressaltar, que até o momento, no Estado de Mato Grosso do Sul, não há pessoas suspeitas de pessoas com coronavírus. Participaram da reunião representantes da Polícia Federal, Marinha, Agesa, Anvisa, Agência Municipal Portuária – AGEMP e da Vigilância em Saúde.