Prefeitura de Corumbá confirma óbito por dengue

Com muito pesar a Prefeitura de Corumbá confirma o óbito de uma jovem de 24 anos, devido a complicações ocorridas pela dengue. A paciente estava internada na UTI desde o dia 13 de janeiro do corrente ano, onde recebeu todo o tratamento necessário, mas infelizmente seu quadro evoluiu para infecção e pneumonia com miocardiopatia vindo a ter 2 paradas cardiorrespiratórias.

Até o dia 05 de fevereiro, Corumbá tem o registro de 1.449 notificações, sendo 112 confirmados por laboratório, e dois óbitos.

Informamos ainda que Corumbá possuiu peculiaridades por ser um município de fronteira, onde ocorre trânsito diário de pessoas, cabe salientar que a Bolívia se encontra em epidemia. A rede de Saúde Municipal presta assistência a população Ladarense e cidadãos bolivianos.

O município reforça que está utilizando todas as ferramentas disponíveis no combate ao mosquito, entre as ações realizadas destaca-se:

-Somente em 2020 a realização de mais de 14 mil visitas domiciliares, realizando bloqueio físico, mecânico e retirando materiais dos quintais que acumulam água e ou resíduos.

-Mutirão de limpeza aos finais de semana nos pontos críticos, com uso de pá carregadeira e caminhões. Somente em janeiro foram retirados mais de 30 toneladas de materiais inservíveis de casas e de terrenos baldios que foram descartados indevidamente.

-Realização de mais de 40 ações educativas em igrejas, supermercados e associação de moradores.

-Uso diário de 2 carros para aplicação de inseticida, popularmente conhecido como fumacê.

-Criação de uma central de hidratação, anexo ao Pronto Socorro, proporcionando atendimento a todos os pacientes, dando atenção especial a todos os casos.

-Notificação de denúncias de terrenos baldios, imóveis fechados e abandonados, podendo gerar multas e entrada forçada nos devidos locais.

Reforçamos que mesmo diante de todas as medidas tomadas pela administração é imprescindível que a população colabore e faça a sua parte, pois somente juntos vamos eliminar os focos e combater a doença.