Ações de educativas sobre a dengue acontecem durante o carnaval

Na manhã do dia 21 de fevereiro, sexta, profissionais da Secretaria de Saúde de Corumbá realizam uma Blitz Educativa no Posto Fiscal “Lampião Acesso”, como objetivo de abordar os turistas disseminando informações de como se proteger da dengue, e reforçando a importância do uso de repelente.

No domingo, dia 23, das 16h às 19h, o Núcleo de Educação em Saúde do Centro de Controle de Vetores estará presente no tradicional Baile Infantil, que acontece no Jardim da Independência, com uma programação destinada para as crianças, com brincadeiras com o tema Dengue, exposição de larvas e mosquitos, cine saúde, oficina de produção de repelente a base de citronela, cravo da índia e demais atividades lúdicas.

Durante os dias do carnaval, os agentes de saúde realizarão bloqueio químico por meio de bombas costais no perímetro da folia.

O Secretário de Saúde Rogério Leite reforça a importância do trabalho dos agentes e da população, “os profissionais da saúde estão trabalhando de segunda a segunda para combater o mosquito, temos contado com o apoio de instituições religiosas e de voluntários. No momento,  a maior incidência esta no centro, devido as casas fechadas e terrenos sujos, mas o município está notificando esses proprietários, mas a conscientização de todos é fundamenta”.

O Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes conta que toda a administração municipal está empenhada nesta causa, “estamos utilizando todas as ferramentas disponíveis para combater o mosquito, mutirões de limpeza, entrega de telas para caixa d’ água, inúmeras ações educativas, notificações, uso do fumacê. Neste período do carnaval vamos realizar diariamente a aplicação de inseticida na área do carnaval”.

Diversos Estados e Municípios do Brasil estão passando por um surto epidêmico. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Governo do Estado, em 12 de fevereiro, em Mato Grosso do Sul, 48 municípios estavam em alta incidência, totalizando mais de 12 mil pessoas notificadas. Em Corumbá até o final da 7ª Semana Epidemiológica, dia 16 de fevereiro, 2.081 pessoas foram notificadas, sedo 140 confirmados por exame laboratorial, os casos se concentram principalmente no Centro, Popular Velha, Guanã, Cristo Redentor e Aeroporto.

Foto: Gisele Ribeiro