Após pedido da Prefeitura, Estado vai construir quadra coberta em escola indígena

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Educação, confirmou nesta semana a construção de uma quadra coberta na Escola Estadual Indígena João Quirino de Carvalho – Toghopanãa, localizada na Aldeia Uberaba, região de Porto Índio. A obra foi uma demanda levada ao governador Reinaldo Azambuja pela Prefeitura de Corumbá.

A implantação de uma quadra poliesportiva na aldeia foi um pedido feito pelos próprios alunos da instituição de ensino à Coordenadoria Municipal de Políticas para a Juventude, pasta ligada à Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas de Corumbá. Outras solicitações apresentadas ao Governo Estadual foram:

A reforma e cobertura da quadra da Escola Estadual Rotary Clube; reforma da quadra e da cobertura da Escola Estadual Maria Leite; finalização da reforma da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho; e o aumento da velocidade da internet nas salas de tecnologia do Estado e do Município.

“O governador Reinaldo Azambuja é um grande parceiro de Corumbá e tem nos apoiado em várias ações. Além de atender esse pedido feito para melhorar as condições dos estudantes da Aldeia Uberaba, temos certeza que seremos atendidos também nessas outras demandas”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

O chefe do Executivo municipal lembrou ainda que o Governo do Estado tem realizado grandes investimentos na área da Saúde, como a construção do novo Pronto Socorro Municipal, reforma do Centro Obstétrico e ampliação de leitos na Santa Casa; e na infraestrutura urbana, como ampliação do saneamento básico.

Durante a edição de 2019 do Festival América do Sul Pantanal, ainda foi entregue ao subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude do MS, Ian Odara Araújo, um pedido para construção de um Centro de Treinamento Esportivo Especializado; um Posto da Polícia Militar em Albuquerque; oferta de cursos de capacitação profissional voltado para o setor de pesca, agrário e turístico para minimizar o êxodo rural; e ampliar a oferta dos cursos de Informática Avançada e Espanhol.

Todas as propostas foram apontadas durante o evento Diálogos com a Juventude, realizado durante o FASP 2019.

Indígena

Essa será a segunda grande obra realizada pelo governador Reinaldo Azambuja no local. Em 2017 ele entregou a construção de três salas de aula, dois alojamentos (masculino e feminino), banheiros e refeitórios; troca de cobertura, de esquadrias e pisos; reforma da cozinha e demais sanitários; e uma pintura geral de todas as paredes da escola.