Prefeitura capacita catadores de recicláveis e autoriza licitação para banheiros no aterro controlado

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu cursos de capacitação para os catadores de materiais recicláveis. Divididos em 7 módulos, os treinamentos aconteceram de junho a dezembro.

Os cursos aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social II (CRAS II) e reuniram os integrantes das duas associações de catadores: Preservadores do Meio Ambiente e Vale da Esperança. Juntas, as associações têm cerca de 70 catadores cadastrados, mas houve a participação de 95 pessoas. Também participaram catadores independentes.

As capacitações trataram de noções de administração, empreendedorismo, cooperativismo, mercado de trabalho, saúde e segurança; educação ambiental e normatização. Os objetivos foram introduzir novos conhecimentos por meio de capacitações; promover a formação dos associados mediante a realização de oficinas e permitir aos associados uma melhor gestão integrada de resíduos sólidos.

“Com os cursos buscamos mostrar aos catadores a necessidade de transformar essas associações em cooperativas. Como cooperativas podem captar recursos e o Município dá esse apoio. Hoje, são assistidos semanalmente pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e Secretaria Municipal de Assistência Social. Para o ano que vem, vai ser montada a cooperativa e o Município vai buscar parceria para cursos de cooperativismo para os catadores”, explicou a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Ana Cláudia Moreira Boabaid.

Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, o prefeito Marcelo Iunes entregou os certificados de conclusão para os participantes. Na mesma cerimônia, o chefe do Executivo Municipal assinou a liberação para abertura de processo licitatório – orçado em R$ 50 mil – para construção de banheiros no aterro controlado (popular lixão) e fez o repasse simbólico de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as duas associações de catadores de recicláveis.

Presidente da Associação Vale da Esperança, Samuel Moraes, classificou o período de capacitações como “muito importante” para todos os catadores associados. “Mostrou que através da união podemos ser mais fortes”, disse. Antônio Ojeda, presidente da Associação Preservadores do Meio Ambiente, fez avaliação semelhante. “É um passo muito importante para o nosso futuro. A união vai nos fortalecer”, afirmou.

Participando da solenidade, a secretária Municipal de Assistência Social, Gláucia Fonseca dos Santos Iunes, ressaltou que o trabalho realizado conjuntamente pelo CRAS da Assistência e Fundação do Meio Ambiente “mostrou que se unindo conquistamos avanços e nos tornamos mais fortes. Ouvimos as necessidades de vocês e entendemos a importância da cooperativa para vocês”, disse.

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Tadeu Vieira, ressaltou que a administração municipal está atenta aos problemas enfrentados pelos catadores de recicláveis. Com a capacitação, o Município está “valorizando” cada um dos associados.

“É um dia feliz para a administração Municipal, sabemos dos problemas que vocês enfrentam no cotidiano do trabalho que realizam. Essa união da administração pública em torno do objetivo de beneficiar a nossa população é fundamental e está dando certo. Temos parceria com a Câmara Municipal, que tem o comprometimento com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Trabalhamos com planejamento, desenvolvendo projetos viáveis e sempre buscando parcerias, como as que temos com o governador Reinaldo Azambuja, com a deputada federal Bia Cavassa e com o deputado estadual Evander Vendramini. Nosso governo trabalha para dar qualidade de vida e dignidade para vocês”, finalizou o prefeito Marcelo Iunes.

Também acompanharam a entrega dos certificados o presidente do Legislativo Municipal, Roberto Façanha, os vereadores Paulo Bertini e Manoel Rodrigues, e os secretário municipais Ricardo Ametlla e Edson Panes.