Fonplata faz relatório audiovisual das obras executadas em Corumbá

Equipe do Fonplata faz um relatório audiovisual das áreas de Corumbá que recebem as intervenções com os recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata).

É uma diretriz do Fundo Financeiro fazer o registro audiovisual de todas as fases das ações. O Fonplata já registrou o período que antecedeu o início das obras. Agora, faz o relatório da fase de execução.  Por último, será executado o levantamento da etapa posterior à conclusão de cada intervenção. Também são gravadas entrevistas com moradores das regiões que serão impactadas pelas ações.

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou o trabalho da equipe do Fundo Financeiro Internacional, ao lado do secretário Municipal de Governo e coordenador-geral da Unidade Executora do Programa Fonplata, Cássio Augusto da Costa Marques, e deputado estadual Evander Vendramini. O chefe do Executivo Municipal destacou que o Fonplata classifica Corumbá como um “caso bem sucedido” na execução das obras.

O Fonplata é um Banco de Desenvolvimento multilateral composto por cinco países: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Seu propósito é financiar projetos de pequeno e médio porte em valores médios de U$ 50 milhões, especialmente nas áreas urbanas vulneráveis, zonas rurais e regiões fronteiriças para impulsionar a integração entre países ou entre regiões de um mesmo país.

Fonplata

O Município vai receber um total de 40 milhões de dólares do financiamento disponibilizado pelo Fonplata. Outros US$ 40 milhões, como contrapartida estabelecida pela parceria do Município e do Governo do Estado. Com o empréstimo, será possível o financiamento de soluções para demandas urgentes associadas a deficiências de infraestrutura urbana e socioambiental.

São cinco anos para execução total do projeto. Corumbá terá cinco anos de carência para iniciar o pagamento do financiamento, que deve ser quitado num período de 13 anos. Ao todo, o Município terá 18 anos para pagar o empréstimo de US$ 40 milhões contraído com o Fonplata.

São diversas ações voltadas para o desenvolvimento de áreas de recreação e descanso, infraestrutura de vias e drenagem, recuperação do patrimônio histórico e fomento do turismo.

**Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC