Corumbá realiza a última campanha de doação de sangue do ano

No dia 12 de dezembro, primeiro dia da campanha de doação de sangue, o Hemonúcleo de Corumbá coletou cerca de 100 bolsas.

A coordenadora do Hemonúcleo de Corumbá, Miriam Lacerda Philbois, explica “o sangue coltado vai para a central de distribuição em Campo Grande, onde será processado. A necessidade aqui é muito dinâmica, mas fornecermos de 170 a 200 bolsas de sangue mês, para a rede pública e privada”.

O sangue coletado é submetido a uma série de etapas antes de ser liberado para utilização, após receber um anticoagulante a sua validade passa a ser de 32 a 35 dias.

O Secretário de Saúde Rogério Leite, conta “esta é parceria da Prefeitura e do Governo do Estado. Nesta época do ano a procura aumenta e diminui os doadores, precisamos incentivar a população, doar sangue é um ato de amor ao próximo. ”.

O Prefeito Marcelo Iunes agradece o apoio dos doadores e de todos os profissionais envolvidos, “a equipe do Estado que está aqui nos relatou que há doadores fiéis, além de que são conscientes pois a quase todos se auto declaram aptos para doar”.

 

*Foto: Gisele Ribeiro