Saúde divulga relatório do outubro rosa

No mês de outubro a Secretaria de Saúde intensificou suas ações de prevenção e promoção à saúde da mulher, principalmente referente ao câncer de colo de útero e de mama. Durante o mês foram realizados mais de 820 preventivos, sendo que cerca de 714 foram da faixa etária do grupo de risco (24 a 64) anos, somente o Centro de Saúde da Mulher – CSM realizou no período noturno 155 coletas.

As coletas de preventivo foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família, na Associação Comercial, na APAE para mães e funcionárias, na Vetorial Mineração para colaboradoras e mulheres que residem no entorno da mina.

A Coordenadora do Programa de Prevenção ao Câncer de Colo do Útero, Natália de Souza Silva, lembra da importância de pegar o exame, “cabe ressaltar que não basta só fazer o exame, é fundamental pegar o resultado e caso apareça alguma anormalidade procurar um médico”.

Também foram realizadas 216 mamografias. O exame é recomendado a partir dos 50 anos, a cada dois anos. A enfermeira e coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, Patrícia Daga Moreira Garcia, explica que as mulheres podem retirar o exame em dois dias, “devido a novo contrato firmado em outubro, aumentamos a capacidade de realizar os exames, bem como a entrega dos resultados, agora as mulheres podem retirar o resultado e o laudo do exame em 48hs”.

Para o Secretário de Saúde, Rogério Leite, o resultado obtido foi satisfatório, “em outubro intensificamos as ações, e conseguimos atingir muitas mulheres, porém todas devem sempre estar atentas a sua saúde, quem ainda não fez o preventivo este ano procure a Unidade de Saúde mais próximas de sua residência”.