Prefeito recebe consultora da Unesco do Programa Criança Feliz

O prefeito Marcelo Iunes recebeu na tarde dessa terça-feira, 19 de novembro, a consultora da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) Lisane Marques, responsável pelo Programa Criança Feliz, desenvolvido pelo Ministério da Cidadania em parceria com os municípios.

O prefeito destacou a importância da ação, que é desenvolvida na região desde 2017, e apresentou outros programas de inclusão desenvolvidos exclusivamente com recursos próprios da Prefeitura, como o Programa Social Povo das Águas e as várias frentes tocadas pelo FMIS (Fundo Municipal de Investimento Social).

“Ainda temos vários desafios, mas estamos no caminho certo. Nosso objetivo é incluir cada vez mais famílias e melhorar a qualidade de vida dessa população. E para isso, nós, principalmente por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social, não estamos medindo esforços para ampliar os serviços oferecidos pela Prefeitura”, afirmou Marcelo Iunes.

Também participaram do encontro a secretária municipal de Assistência Social, Gláucia Iunes, a secretária-adjunta Adelma Galeano, a coordenadora estadual do Criança Feliz em Mato Grosso do Sul, Edna Bordon Lopes, e Alessandra Gomes da Silva Nery, também da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST).

“O objetivo da visita é fazer o monitoramento, o acompanhamento e a execução do Programa, que é desenvolvido dentro da política da Assistência, e estamos aqui acompanhando, junto com a equipe do Estado, conversando com a equipe de referência que aqui no município são 23 visitadores e dois supervisores”, explicou Lisane marques.

O grupo também observou os impactos gerados pelo Criança Feliz no Município, naequipe e principalmente para as equipes que recebem as visitas domiciliares. “Hoje tivemos a oportunidade de realizar uma visita domiciliar, então também tivemos esse momento com as famílias e conversamos com o prefeito, falamos dessa percepção e do que percebemos de positivo no Município, que são os impactos relatados pelas próprias famílias”, continuou a consultora.

A secretária municipal de Assistência Social lembrou que o trabalho é desenvolvido na cidade desde 2017. “Atendemos em torno de 700 famílias. Foi uma grande surpresa desde quando entramos na Secretaria e que estamos tendo êxito nas ações, nos acompanhamentos e hoje foi uma satisfação muito grande estarmos recebendo aqui para falar a respeito do Programa, o MDS a Sedash”, afirmou Gláucia.

“O prefeito Marcelo Iunes é um dos quatro prefeitos do Estado que foram convidados para falar de como o programa está acontecendo no próximo dia 29, com a presença do ministro Osmar Gasparini Terra. É com muita satisfação que podemos afirmar que o trabalho esta tendo resultados positivos e fazendo a diferença na vida das pessoas”, concluiu.