Município premia professores alfabetizadores com projetos de leitura

O incentivo à prática da leitura pelos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá foi exaltado na noite da quinta-feira, 21 de novembro.

O Projeto ‘Leituração’ homenageou 58 professores, de 14 unidades escolares, que desenvolveram as ações ao longo de todo este ano.

“Por mais que façamos por amor e sem esperar nada em troca, é muito bom receber um prêmio que valoriza nossa profissão, nosso esforço. É muito gratificante e fico emocionada e lisonjeada”, disse a professora Lucilene Malheiros Severino, que leciona nas escolas Izabel Corrêa de Oliveira e José de Souza Damy.

Verônica Bernardes dos Santos, professora da escola Tilma Fernandes Veiga, também foi uma das homenageadas. Ela contou que ser professor é “uma opção de vida” e exerce a profissão com intensos “amor e entusiasmo”. “Trabalho porque amo o que faço. Foi uma escolha minha, uma opção de vida. É muito bom sermos lembrados de forma carinhosa, trabalhamos e lutamos pelo melhor, pela transformação da sociedade”, frisou.

Além das homenagens, foram premiados os professores vencedores. Pelo 1° ano do Ensino Fundamental: Jefferson Tlaes (Escola Municipal Barão do Rio Branco). Representando o 2° ano do Ensino Fundamental: Angélica Rodrigues Ozório (Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues). No 3° ano do EF, o ganhador foi o professor Luiz Alexandro Gomes da Cruz (Escola Municipal Barão do Rio Branco).  A coordenadora vencedora foi Marli Neves (Escola Municipal Barão do Rio Branco).

O Projeto ‘Leituração’ buscou identificar iniciativas escolares que proporcionaram momentos extrovertidos e agradáveis com a leitura, provocando o gosto pela diversidade textual, que motiva para a descoberta da importância da leitura como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades. Teve como público-alvo alunos do 1º ao 3º ano da Rede Municipal de Ensino.

As ações desenvolvidas nas unidades escolares tiveram como objetivos despertar o interesse pelo hábito da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos alunos, desenvolvendo uma prática pedagógica na Rede que os motive ao hábito de ler.

Secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, representou o prefeito Marcelo Iunes na solenidade realizada no Centro de Convenções. Ele destacou o empenho dos professores em proporcionar qualidade cada vez maior ao ensino dos alunos da Rede Municipal.

A cerimônia ainda promoveu um bate-papo abordando o tema “A leitura e suas funções” com os professores-mestres Bruno Marini Brunieri, Lucilene Machado Garcia Arf e Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum (secretária-adjunta de Educação de Corumbá).

**Foto: Clóvis Neto/PMC