II Mestre Pantaneiro testa criatividade e mostra versatilidade da carne de jacaré

Integrando a programação do VII Festival Gastronômico Sabores das Américas (FEGASA), a segunda edição do Concurso Mestre Pantaneiro acontece no próximo dia 16, às 15 horas, na sede do Sindicato Rural de Corumbá, localizada na rua Delamare.

Nesta segunda-feira, 11, os inscritos participaram de uma consultoria com o gerente de produção da Caimasul, Willer Girardi, que deu dicas sobre o preparo e manuseio da carne de jacaré, ingrediente obrigatório para todos os participantes.

“Essa é uma carne magra e isso tem que ser levado em consideração no processo de cocção. Comentamos com o pessoal para selar ela rápido. É uma carne que não tem sangue acumulado, então sempre trabalhos com ela ao ponto para mal passado. E mesmo mal passada, ela não vai apresentar aquele veio de sangue e, mesmo assim, é uma carne que mantém a suculência”, explicou Willer.

“Também orientamos sobre salgar a carne já na hora de selar para não perder água e, além disso, na hora de selar não ficar mexendo para que ela perca ainda mais água”, complementou o zootecnista, que também é um profundo conhecedor da proteína do jacaré.

“Já fiz muitos testes e posso dar umas dicas produtivas para o pessoal, pois tem corte que ficar melhor cozida, outra selada, outra assada. Isso contribuiu para que as pessoas acabem acertando mais”, explicou o representante da Caimasul, elogiando também a criatividade dos participantes e destacando a parceria da empresa com o evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal.

“Achei muito bacana, tem receitas bem criativas e vamos ver como ficará o resultado final. Nós da Caimasul somos parceiros. Acho muito importante divulgar para a população local sobre a carne de jacaré. Você consegue fazer tudo com o jacaré, do pescoço a ponta do rabo. Fazemos um aproveitamento integral do bicho”, finalizou.

Os três primeiros lugares do II Concurso Mestre Pantaneiro, além de terem suas receitas publicadas no site do Município de Corumbá, ganharão troféus do concurso e um prêmio surpresa que será divulgado no dia da etapa final. O objetivo é incentivar a criatividade no âmbito da culinária corumbaense; agregar valor à oferta turística; valorizar a culinária caseira em suas variações; despertar o interesse pela culinária cotidiana e estimular o consumo da carne de jacaré.

Os pratos inscritos no II Concurso Mestre Pantaneiro são:

  1. Aurea Celest Pinto de Araújo

Prato: Moqueca de Rabo de Jacaré com Toque de Bocaiúva

 

  1. Christiane Gomes Machado Viana

Prato: Muqueca de Jacaré com Manga e Gengibre

 

  1. Fábio André Marchi de Oliveira

Prato: Jacaré no “Camalote” ao Molho Catarina

 

  1. Fabricio dos Santos Bezerra

Prato: Jacaré à portuguesa

 

  1. Fátima Beatriz S. S. Cavalcante

Prato: Empadão de Jacaré

 

  1. Gregório Alberto Curvo Neto

Prato: Moqueca de Jacaré

 

  1. João Alberto Espíndola

Prato: Filé de Jacaré Grelhado ao Molho de Gorgonzola com Seleta de Legumes, acompanhado de arroz branco

 

  1. João Manoel da Rosa Sales

Prato: Crocodile Burguer

 

  1. Josenira Aparecida Cavasana

Prato: Fricasse de jacaré ao toque pantaneiro

 

  1. Luiz Henrique da Silva

Prato: Strogonoff de jacaré

 

  1. Nidia Zolabarrieta Costa

Prato: Empadão de Carne de Jacaré

 

  1. Otávio Ferreira de Mattos

Prato: Jacaré Show Realness

 

  1. Sandra Soares Garcia

Prato: Escondidinho Jacaré

 

  1. Sidney Cherman Zolabarrieta Costa

Prato: Saltenha de Jacaré

 

  1. Thiago Leite de Oliveira

Prato: Jacaré com escamas ao molho de ervas

 

  1. Thierry Alexandrino Jeremiano

Prato: Strogonoff de Jacaré