Aulas Show do Fegasa difundem utilização da carne de jacaré

Visando difundir a utilização da carne de jacaré na culinária da região do Pantanal, a Fundação Municipal de Turismo está realizando as chamadas aulas show na sede social do Sindicato Rural de Corumbá. Os Cheffs Helvéccio Maciel, do Caimasul; Émerson Aguirre; e Antônio Albaneze, do restaurante da Ambev, em São Paulo, são os responsáveis por ensinar as mais distinta maneiras de preparo. 

Hémerson fez uma moqueca de jacaré que arrancou aplausos da plateia que prometeu replicar o prato. Já para merendeiros das escolas municipais, ele detalhou os oito corte do animal e ensinou o aproveitamento da carcaça e uma sopa que, além de saborosa é muito nutriente. 

Na manhã desta sexta feira, Antônio Albaneze apresentou pratos gurmês, ou seja, aqueles considerados da alta gastronomia. “Apesar disso são simples e fáceis de fazer” garantiu o cheff que é corumbaense. Sua mousse de fígado colocada sobre uma torrada crocante, com ovo de codorna e aspargo foi o que mais chamou a atenção dos alunos que ficaram impressionados com o potencial do jacaré. 

“Experimentei todos os pratos e achei uma delícia Vou fazer todos eles, são da nossa culinária, a culinária corumbaense”, disse Andréia Mavignier Gattás Orro. Assim como ela, ao lembrar que o jacaré é do Pantanal e hoje vem sendo criado em cativeiro em larga escala, e que o município tem o maior frigorífico de jacarés do país, os alunos se atentaram para o fato da acessibilidade que existe hoje.

“Com certeza, o jacaré hoje já faz parte do nosso turismo gastronômico, afirmou Elisângela da Costa Oliva, presidente da Fundação de Cultura. Pratos à base de jacaré podem aquecer o setor e incentivar a vinda de turistas que viajam o mundo em busca de carnes exóticas e da boa culinária.

Hoje à tarde, a partir das 17 h na sede do Sindicato Rural, na Avenida General Rondon, Émerson Aguirre ensina a fazer coxinha de jacaré ao molho roti, com risoto de arroz grego. Amanhã, sábado, a partir das duas horas, tem a premiação do Circuito Gastronômico com a coroação dos melhores dos nove pratos apresentados pelos restaurantes e, logo depois, um concurso com cozinheiros amadores que desenvolverão novos pratos a base de jacaré.

Texto: André Navarro