Saúde encerra o mês de combate ao suicídio com mobilização dos servidores

Para encerrar o setembro amarelo, mês nacional de combate e prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde de Corumbá mobilizou os servidores, no dia 30 de setembro, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal para abordar o tema.

Na ocasião a psicóloga e Coordenadora do Caps AD, Michely da Silva Camargo falou sobre a importância do olhar atendo com as pessoas a nossa volta, “é importante ter empatia e escutar as pessoas que estão próximas, estender a mão e oferecer ajuda”.

Segundo informação da Organização Mundial da Saúde (OMS) nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, o que indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Importante ressaltar que ele pode ser prevenido, para isto é importante reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo.

Os principais sinais são: o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante, pelo menos, duas semanas; preocupação com sua própria morte ou falta de esperança; expressão de ideias ou de intenções suicidas e isolamento.