REME conquista 10 medalhas na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Alunos de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (REME) conquistaram 10 medalhas na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O evento, realizado em 17 de maio, contou com participação de 884.973 alunos de 9.965 escolas do país.

A Escola Municipal Cyríaco Felix de Toledo conquistou 1 medalha de ouro. A Escola Municipal Cássio Leite de Barros obteve 1 medalha de prata e 3 de bronze. A Escola Municipal Rural de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso ganhou 5 medalhas de bronze.

Também de instituição de ensino público, estudantes do Campus de Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) ganharam 2 medalhas de prata.

No mesmo dia aconteceu a 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Participaram 154.578 estudantes de 2.768 escolas do Brasil. A 22ª OBA e o 13° MOBFOG são parcerias entre Agência Espacial Brasileira (AEB) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.

A OBA e a MOBFOG são dentro da própria escola, têm uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela.

A 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) estão marcadas para 15 de maio de 2020. Com informações da OBA.