Quebra-Torto Literário reforça parceria por valorização da educação

A Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá participa pela segunda vez da “Parceria pela Valorização da Educação (PVE)”, que é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas associadas à Votorantim, que estão comprometidos com a melhoria da educação a partir da qualificação de práticas de gestão e da mobilização social, a fim de que os participantes possam contribuir para a melhoria da educação.

Nesta terça-feira, 22 de outubro, foi realizado o “Quebra-Torto Literário”. A iniciativa integra o PVE e trouxe a Corumbá professora doutora Renata Junqueira, que fez uma palestra sobre a leitura na Educação Infantil e Séries Iniciais, ainda lançou livros durante o evento.

O PVE é desenvolvido em quatro Ciclos de Atividades, por meio das frentes de fortalecimento da gestão, que envolve a qualificação de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. A outra frente é a de mobilização social, que visa engajar a comunidade para aumentar a participação local nas demandas por uma educação de qualidade. Corumbá tem um grupo na rede social do Facebook onde são postadas as atividades de mobilização pela educação com a temática é o incentivo à leitura. Atualmente o grupo possui 1750 membros, evolvidos na meta de tornar Corumbá uma cidade Leitora.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Corumbá Genilson Canavarro de Abreu, “fazem parte do grupo de mobilização do PVE, lideranças do município de Corumbá com muita disposição em atuar pela educação e mobilizar outras pessoas. Conseguimos grandes parcerias tais como lideranças de bairros, empresas, ONGs, fundações institutos e outras secretarias do poder público”.

Durante 2019, o grupo de mobilização realizou diversas ações e uma se destacou bastante foi a “Tenda Literária no Arraial do Banho de São João” uma mobilização social de incentivo à leitura, articulando leitura, cultura e lazer, resgatando o prazer de ler e ouvir histórias, uma vez que esse tipo de ação é inovadora, pois envolveu os agentes e lideranças que trabalham com a leitura em nosso município, oportunizando a população corumbaense o acesso a literatura infanto-juvenil, clássicos infantis, contos literários e gibis, através de contação de histórias, Passaram pela Tenda da Leitura aproximadamente 750 pessoas entre crianças e adultos e foram doados cerca de 250 livros.

O secretário de Educação destacou também outras ações que aconteceram tais como: Ciranda literária no Distrito de Albuquerque, Varal literário, Blitz literária de Cordéis na Fronteira Brasil- Bolívia, onde os cordéis traziam uma mensagem de preservação do nosso bioma pantaneiro, contação de história em parceria com a Secretaria de Assistência Social em diversos locais como asilos, CRÁS, condomínio dos idosos, Casa de Acolhimento, foi um ano de muita leitura no município, e encerramos com o Quebra-Torto Literário, onde os mobilizadores e lideranças que atuaram com as ações, demonstraram através de apresentações culturais a importância da leitura.

“A realização do PVE fortalece a nossa atuação social em Corumbá, proporcionando transformações significativas na vida das comunidades. As consultorias e a formação continuada oferecidas pelo programa ajudam os profissionais da Rede Municipal de Ensino a se aprimorarem e, consequentemente, melhorando sua didática em sala de aula. Além disso, o PVE engaja a população a somar esforços conosco para impulsionar o desenvolvimento dos municípios por meio da educação, de forma sólida, com avanços que também irão beneficiar as futuras gerações” afirma a gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Corumbá, Adriana Celestino.