NTEC e Escolas Municipais de Corumbá participam da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) promove a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), como o tema ‘Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável’. O evento tem o intuito de popularizar a ciência por intermédio das secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil, presentes nos 26 Estados e no Distrito Federal.

Em Mato Grosso do Sul, a SNCT é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) e será realizada nos dias 24 e 25 de outubro, das 08h às 20h, no Armazém Cultural Helena Meireles, localizado na Avenida Calógeras, 3065, Campo Grande.

A Secretaria Municipal de Educação de Corumbá (SEMED), por intermédio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEC), criou o Encontro de Tecnologia Educacional (ETEC) com a finalidade de divulgar as experiências de sucesso com a utilização das tecnologias educacionais e seus recursos no processo de ensino e de aprendizagem da Rede Municipal de Ensino (REME).

Em vista disso, o II ETEC reuniu 21 trabalhos científicos com o tema Bioeconomia, apresentados dia 08 de outubro do corrente ano. Dos trabalhos evidenciados, foram escolhidos dois projetos para representar o NTEC/SEMED na 16ª SNCT. São eles:

1) Bioeconomia: bolsa reciclável, desenvolvido na Escola Municipal Ângela Maria Pérez, sob a orientação do professor de apoio ao uso de tecnologia de informação e comunicação (PROATIC), Flavio Mendes Papa e coorientados pelos coordenadores pedagógicos Minira Reis, Cilene Gonçalves e Roberto Cesar.

2) Terrário Sustentável: bioeconomia e empreendedorismo na escola, executado na Escola Municipal José Damy de Souza, sob a orientação do professor de apoio ao uso de tecnologia de informação e comunicação (PROATIC), Diego Rodrigues da Silva e coorientação da professora Tânia Regina da Costa Miguel.

Assim, o NTEC/SEMED cumpre com uma de suas atribuições que é gerenciar e promover eventos que divulguem experiências exitosas com a utilização das tecnologia educacionais na otimização dos processos de ensino e de aprendizagem dos conteúdos ministrados pela REME Corumbá.